Estudantes enfrentam primeiro dia de prova do Enem

Estudantes se aglomeram em frente a uma universidade de Rio Preto

 

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) movimentou estudantes em todo o país neste domingo, dia 3. Mais de cinco milhões de estudantes estão fazendo a avaliação, que teve início às 13h30.

Em Rio Preto, cerca de 10 mil estudantes estão prestando a prova. Os candidatos vão responder 90 perguntas e elaborar uma redação. O tempo total de prova é de 5h30.

A estudante Natália Bueno chegou cedo até a Universidade Paulista (Unip), local onde vai prestar a prova. “Eu me preveni e acabei chegando bem antes do horário porque fiquei com medo dessa mudança automática que ocorreu nos relógios e não queria pegar trânsito.  Estou calma e confiante que vou me dar bem”, conta.

O Mateus Pereira também chegou cedo e veio preparado para encarar a maratona de perguntas e a temida redação. “Eu trouxe uma bolacha de água e sal e um doce porque a prova é longa e preciso estar bem para ler todas as questões com calma. Quero usar a nota do Enem para entrar num curso de medicina em uma universidade federal”, disse.

O Enem avalia o desempenho do estudante ao final do ensino médio e pode ajudar no ingresso no ensino superior pelo programa Sisu e para receber auxílios por meio de Programa de Financiamento e Apoio Estudantil.

A avaliação é dividida em duas partes, com 180 questões no total. Neste domingo, dia 3, os estudantes vão responder questões das áreas de linguagens e ciências humanas, com conteúdos como língua portuguesa e artes, além de elaborar a redação. No próximo domingo, dia 10, será a vez dos testes sobre matemática e ciências da natureza.

Vinicius LOPES

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS