Estacione Digital tem mais de 2 mil usuários

A fase de teste do aplicativo “Estacione Digital” completou uma semana e mais de 2 mil pessoas baixaram o aplicativo.  Do total de 2086 acessos realizados, 1446 são usuários do sistema operacional Android e 524 do iOS. Também foram contabilizados 1.397 cadastro no Portal do Cidadão. Já a compra de horas atingiu o total de 565. Desses, 516 foram consumidos. Os dados disponibilizados pela Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) são até a manhã de sexta-feira (15).

O presidente da Emurb Rodrigo Juliano comenta que os dados contabilizados até o momento são positivos. “O teste está ocorrendo dentro do programado. Se levarmos em consideração que 8 mil pessoas usam diariamente o estacionamento rotativo, hoje já atingimos 20% de pessoas que já acessaram o aplicativo. Um número bom, pois é o que muitas cidades que já usam aplicativos semelhantes apresentam. O objetivo é que, com o tempo, nós consigamos aumentar esse número, para que o uso do Digital se sobressaia”, comenta.

Apesar do número considerável de pessoas que já baixaram o aplicativo, os agentes de fiscalização e venda da Área Azul comentam que algumas pessoas ainda desconhecem a existência do aplicativo e são poucas as que realmente estão usando. “A gente encontra algumas pessoas que já estão usando o aplicativo, mas a maioria ainda compra com a gente”, diz uma das funcionárias.

O serralheiro Marcelo Bueno da Silva, 42 anos, é uma das pessoas que ainda não tinha conhecimento da existência do aplicativo até esta semana. Ele conheceu o Estacione Digital por meio do agente da Área Azul. “Fiquei sabendo agora. Primeiro, eu vou dar uma olhada, vou ver como é que funciona. Se for mais prático para nós usuários, pretendo usar. Eu acho que nesse sistema vai ser bem mais fácil e prático para a gente. Aí não precisamos esperar o agente para colocar o talão. Vai ser mais prático e fácil”, comenta.

Quem vê benefício no aplicativo também é a aposentada Regina Célia, 56 anos. “Às vezes, a gente não encontra o agente no local, pelo menos é mais tranquilo, pois tendo o aplicativo já é possível colocar a Área Azul. Eu gostei da ideia e pretendo usar se conseguir baixar no meu celular”, ressalta Célia.

Nem todos estão animados com a novidade. Uma senhora que não quis se identificar comenta que provavelmente o pessoal com mais idade vai preferir continuar contando com a ajuda dos agentes. “Eu fiquei sabendo do aplicativo pelo jornal, mas pra gente que é de idade é melhor comprar a Área Azul com os agentes. Eu acho bem melhor do que o aplicativo. Minha filha mora em Campo Grande e lá tem o aplicativo e eu falo para ela que não gosto disso”, destaca.

Para informar a população sobre o aplicativo, os agentes de fiscalização e venda estão distribuindo panfletos com orientação sobre o sistema. Além disso, foi criado um canal no YouTube com o nome “Estacione Digital”, em que as pessoas têm acesso ao passo a passo da instalação do aplicativo.

Por Leandro BRITO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS