Especialistas se reúnem na FACERES para abordar perigos do “projeto verão”

Embora o verão comece oficialmente em dezembro, as altas temperaturas no noroeste paulista levam a um maior movimento nas academias, busca por dietas milagrosas e exercícios que tragam efeito imediato. Tanto em relação à rotina de exercícios quanto às dietas adotadas nesse período, o alerta é sobre os perigos de uma mudança de hábitos repentina e que, geralmente, dura apenas um pequeno intervalo de tempo.

Com foco na prevenção de riscos que o “projeto verão” pode oferecer, as ligas acadêmicas da FACERES de medicina esportiva e nutrologia, endocrinologia e metabologia e, ortopedia e traumatologia realizam, no dia 24 de outubro o Simpósio: Perigos do Projeto Verão. “A ideia desse tema surgiu, pois, a cobrança das pessoas fazerem dietas, frequentar academia, perder peso e ganhar massa muscular, e muitas vezes, a população não tem o conhecimento de como essas consequências podem ser maléficas à saúde sem orientação de profissionais qualificados. A mídia impôs um padrão de beleza e a população tenta se enquadrar, fazendo uso de anabolizantes e praticando exercícios físicos intensos para fins estéticos”, explicam os organizadores.

Serão abordados temas que melhorem a capacidade de entendimento dos perigos que esses atos podem causar a curto e longo prazo. O endocrinologista, Dr. Rômulo Augusto dos Santos, especialista pela SBEM, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, vai falar sobre os riscos do uso inadequado de anabolizantes e dietas para fins estéticos, conhecidos como as “dietas malucas”, sem o auxílio de um profissional qualificado e, as principais consequências desses atos no funcionamento do organismo.

Também serão abordados temas de ortopedia com o fisioterapeuta especialista em reabilitação física, Mateus Lamari, explicando as lesões mais frequentes nos esportes (com enfoque na prática de musculação na academia) e o melhor jeito de preveni-las.

O simpósio é aberto à comunidade. Também podem participar profissionais e estudantes da área da saúde. O investimento é de R$ 10,00 por convite.

Serviço:

Simpósio: “Perigos do Projeto Verão”

Dia 24 de outubro, às 18h15

Auditório – FACERES

Inscrição: R$10,00

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS