Escolas públicas da região de Rio Preto estão com matrículas abertas para novos alunos

Foto Claudio Lahos

A pré-matrícula de novos alunos em todas as escolas públicas (estaduais e municipais) da região de Rio Preto começou nesta segunda-feira (1°). As inscrições para o início do ano letivo de 2019 devem ser feitas presencialmente e são para crianças, jovens e adultos que estão fora da rede de ensino. Neste primeiro momento, o responsável necessita realizar um pré-cadastro que precisa ser feito até o dia 31 de outubro. Os sistemas são integrados e nas unidades da Secretaria de estado há vagas em classes do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série) do regular, integral e EJA.

“A pré-matrícula é direcionada às pessoas que estão fora da rede, ou seja, para quem não está matriculado, para aquele que vem de outra cidade ou que, por algum motivo, tenha tido a matrícula cancelada. O responsável pode comparecer em qualquer escola para fazer o pedido”, comenta Maria Sílvia Zangrando Nakaoski, dirigente da Diretoria de Ensino de Rio Preto.

Para os menores de 18 anos, o pré-cadastro deve ser feito pelos pais ou responsável. Na realização da inscrição, é necessário informar o nome completo do estudante, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. Além disso, a Secretaria da Educação orienta a apresentação dos documentos de certidão de nascimento e comprovante de resistência.

“Os pais pode solicitar a pré-matrícula para a escola mais próxima da residência do estudante. Apesar disso, não é certeza que o aluno vai conseguir na escola desejada. Todos os estudantes vão conseguir uma vaga e, caso precise fazer mudança ou adaptações, a direção entra em contato com os país para saber a melhor escola para colocar o filho”, ressalta Nakaoski.

A confirmação será divulgada em dezembro na mesma unidade em que o responsável realizou o cadastramento. A dirigente comenta que o pessoal que, por algum motivo parou de estudar, precisa ficar atento a esse prazo. “A pré-matrículo é indicada também para as pessoas que abandonaram a escola, se ela quiser estudar em 2019, precisa fazer a reinserção. Os adultos precisam ficar atentos também, pois a inscrição vale também para o EJA”, diz Nakaoski.

Escolas
A lista de endereços das escolas da Secretaria do Estado de São Paulo está disponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/). Na página clique na opção “Localize uma escola” e inicie a busca por Diretoria de Ensino, município, ciclo escolar ou pelo nome da unidade de ensino. Conteúdo especial: Leandro BRITO

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS