Escolas estaduais retornam às aulas nesta quinta-feira

Estudantes da rede municipal voltaram das férias na terça (Foto: Cláudio Lahos)

Nesta quinta, dia 1° de agosto, as escolas estaduais retornam às atividades em Rio Preto. Anteontem, foi a vez de mais de 40 mil estudantes da rede municipal de ensino. A volta às aulas traz a euforia das crianças e adolescentes ao reverem os amigos e professores e aumenta a circulação de veículos na cidade.

Na Escola Municipal Ezequiel Ramos, aproximadamente 600 crianças retornaram das férias e o trânsito congestionado foi a principal reclamação de pais ouvidos pela reportagem, principalmente nos horários de pico.

Dhoje Interior

Para a professora do 4º ano do fundamental, Fernanda Caspes Ribeiro, os alunos estavam animados, “apesar das férias terem sido curtas eles retornaram com muito pique, querendo saber das novidades de fora e dentro da sala”.

Joslene Cibinele Scarpeto de Morais, diretora desta unidade pedagógica, revelou que a expectativa do início do segundo semestre não é apenas das crianças. “É um momento muito feliz, pois nos preparamos para recebê-los, inclusive pintamos a escola para este dia”, destacou.

E no pátio da escola, as paredes desenhadas com flores coloridas animavam ainda mais o cenário repleto de crianças.

O retorno às aulas após o recesso de julho movimentou não apenas o cotidiano dos alunos e responsáveis, mas de toda a cidade com a intensificação do trânsito. Para a docente Fernanda, é visível o aumento no fluxo de veículos já no caminho de sua casa até a escola, embora a seu ver o número de faltas tenha tornado o retorno do semestre mais tranquilo.

“Percebi que tivemos uma adesão menor, não sei se por conta de não ser segunda-feira ou pelo fato do Estado voltar nesta quinta. Muitas crianças só retornam no dia em que os irmãos mais velhos retornam”, finalizou.

Por Ana Eliza BARREIRO