ENEM 2018: SAS Plataforma de Educação analisa assuntos de Biologia que devem aparecer no exame

Especialista faz um raio-x de temas que figuraram mais vezes na prova desde 2009

O início do segundo semestre do ano é fundamental para a preparação para o ENEM 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece em novembro. Para auxiliar nos estudos, o SAS Plataforma de Educação analisou a prova dos últimos 9 anos e mapeou os cinco temas de Biologia que mais apareceram no exame.

1- Humanidade e ambiente

Entre as 312 questões de Biologia cobradas pelo ENEM entre 2009 e 2017, 18,3% foram sobre a relação entre o ser humano e o ambiente no qual está inserido. “Aqui, é importante chamar atenção para ações antrópicas, ou seja, de intervenção do homem no meio, como reciclagem e recuperação ambiental”, explica Ademar Celedônio, diretor de ensino do SAS e coordenador da pesquisa que levantou os assuntos mais recorrentes.

2- Citologia

Em segundo lugar, aparece a temática da Citologia, também chamada de Biologia Celular. Para dominar esse assunto, os alunos podem focar os estudos em organelas – suas nomenclaturas e funções – e interpretação de experimentos

3- Histologia e Fisiologia

Com 11,2% de incidência no ENEM nos últimos anos, o tema incorpora histologia e fisiologia humana e animal. “Dentro desse tópico torna-se relevante estudar assuntos básicos como circulação; sistema endócrino e variação hormonal”, recomenda o diretor, acrescentando ainda que o aluno pode se deparar com interpretação de situações problemas, como por exemplo, pesquisas e técnicas médicas.

4- Biotecnologia

Tema cada vez mais trabalhado pelos meios de comunicação, a Biotecnologia é o quarto assunto que mais aparece nas questões de Biologia do ENEM. Aqui, é importante ter noção do conceito em si e de seus desdobramentos, como uso de células-tronco na medicina e identificação de pessoas através de análise do DNA.

5 – Fundamentos da Ecologia

Dentro desse tema, o ENEM costuma abordar conceitos básicos, como ecossistema; comunidade; população e nicho ecológico. “Justamente por serem definições básicas, é importante que o aluno tenha domínio sobre elas, de modo a garantir desempenho relevante em todos os níveis de questões que a disciplina apresenta”, finaliza o especialista.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

O SAS é uma Plataforma de Educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 700 escolas e 230 mil alunos em todo o Brasil. SAS é uma solução da Arco Educação, uma companhia focada em soluções educacionais para o ensino básico que alia educação de excelência e gestão eficiente.

 

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS