Empresários do setor de supermercados estão otimistas com 2018

Crescimento - Empresários esperam aumento nas vendas

Segundo a pesquisa de confiança dos supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS), feita pela Associação Paulista de Supermercados, cerca de 41% dos empresários do setor estão otimistas com o ano de 2018.

Os números, dados do mês de dezembro de 2017, mostram um aumento de 11 pontos percentuais maior do que o demonstrado em novembro.

“A expectativa é positiva mesmo. A taxa de juros caiu e influencia o crédito e impulsiona o empresário para arriscar um pouco mais, produzir e ganhar, ao invés de deixar o dinheiro parado na poupança”, explicou o economista Raphael Tavares Mantovani.

Ainda de acordo com a pesquisa, as principais variáveis que impactaram no otimismo são a taxa de inflação e as vendas, com 42% de otimismo. Em primeiro lugar a expectativa futura otimista está no crescimento do PIB, com mais de 58% acreditando que isto aconteça.

“Para esse ano, o crescimento deve beirar os 3,3%, ou seja, bem superior ao ano passado quando fechamos em 0,7%. Assim, os empresários estão esperando vendas melhores. Tende a ser um ano melhor que os últimos três”, afirmou o economista, que faz uma ressalva sobre um importante evento desde ano: as eleições.

“O que pode trazer alguma mudança é que esse ano é de eleição. Dependendo da decisão pode contaminar o clima para o futuro econômico do país”, finalizou Mantovani.

 

Por Marcelo SCHAFFAUSER

SEM COMENTÁRIOS