Empreende Rio Preto oferece serviços e cursos gratuitos para empreender

Público poderá tirar carteira de trabalho, elaborar currículo e saber tudo para começar a empreender

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, reuniu diversos serviços, cursos e palestras para quem quer empreender, se capacitar, ou buscar opções de crédito para incrementar o negócio próprio. A segunda edição do Empreende Rio Preto, será realizada entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro no estacionamento do Shopping Cidade Norte.

Para oferecer todas essas opções gratuitamente à população, o secretário de Desenvolvimento, Liszt Abdala, reuniu diversos parceiros que entendem de empreendedorismo: Secretaria do Trabalho e do Emprego, Acirp, Sebrae, Senai, Sesi, Senac, Fatec, Etec, o Conselho Regional de Administração, o Banco do Povo Paulista e o Movimento Startup.

“Cada parceiro é importante para o ‘Emprende’ acontecer. Juntamos os melhores especialistas em cada segmento para oferecer os melhores serviços à população e para conseguirmos criar um ambiente empreendedor em Rio Preto. Esse é nosso principal objetivo, fazer com que as pessoas percebam que a cidade oferece muitos recursos para quem quer empreender, seja abrir um negócio próprio, ou se especializar na área em que já atua”, afirma Liszt.

O Empreende Rio Preto faz parte de um programa que compreende uma série de ações para transformar Rio Preto em uma Cidade Empreendedora. Na primeira edição do evento, realizada em maio, no Calçadão, mais de 3 mil pessoas foram atendidas.

Nesta segunda etapa, a ação “Empreende Rio Preto” prestará serviços de capacitação, orientação profissional e de formalização como Micro Empreendedor Individual para dois públicos: tanto aquele que deseja ser dono do próprio negócio, quanto aquele que quer aperfeiçoar sua atividade dentro do ambiente de trabalho.

No estacionamento do Shopping Cidade Norte será instalada toda a estrutura do evento. Quatro unidades móveis de ensino: uma do Sesi, duas do Senai e uma da Fatec. Todas elas estarão abertas para visitação do público durante o período do evento.

O Sesi com sua unidade móvel do programa “Alimente-se Bem”, com cursos voltados para alimentação saudável e maior aproveitamento dos alimentos, inclusive as cascas dos alimentos.

O Senai estará presente com duas unidades móveis oferecendo cursos de capacitação, Serigrafia e Polimento de Brilho.

A Fatec levará a unidade móvel de Comandos Hidráulicos e Pneumáticos. Na unidade serão ministrados cursos sobre o tema e na tenda da instituição serão proferidas palestras sobre empreendedorismo, direcionamento de carreira, elaboração de currículos e atendimentos coletivos com depoimentos de egressos sobre o sucesso dos cursos.

Além disso, haverá uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para oferecer linhas de crédito pelo Banco do Povo e atendimentos individualizados.

A Acirp irá apresentar serviços exclusivos ofertados pela Associação como: plano de saúde, treinamento, proteção do crédito. Também será realizado o projeto “Conversa com o Presidente”, onde durante meio período, em todos os dias, um dos representantes do Corpo Diretivo da entidade estará disponível para uma conversa direta com as pessoas interessadas em ter noções da economia da cidade e sugestões de empreendimento.

O Sebrae estará no evento com duas vans móveis. No local, os consultores prestarão todos os esclarecimentos para quem deseja abrir uma empresa, além de iniciar o processo de formalização para quem já está interessado. Também serão oferecidas inscrições para 13 cursos gratuitos que serão realizados na sede do Sebrae em Rio Preto.

Quem quiser investir nas carreiras de Beleza, Gastronomia e Recursos Humanos, a melhor opção é a tenda do Senac, onde serão ministradas oficinas e palestras sobre o tema. O público também será orientado sobre as bolsas disponíveis na instituição para quem quer estudar no Senac.

O Conselho Regional de Administração – CRA – estará no local para emitir carteiras de trabalho na hora e também palestras sobre gestão de empresas.  A ETEC também ministrará palestras sobre os diversos temas do empreendedorismo.

A Secretaria do Trabalho irá apresentar os serviços oferecidos, como o Banco de Currículo e fará inscrições para o programa Time do Emprego e para o curso de ajudante de cozinha.

 

Serviço

Empreende Rio Preto

Dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro

Horário: Das 10 às 22 horas

Gratuito

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS