Em reunião com Doria, prefeitos afirmam querer liberdade para decidir sobre isolamento

Foto: Divulgação/SMCS

O prefeito Edinho Araújo (MDB) teve uma ampla conversa com o governador João Doria (PSDB) durante reunião do Conselho Municipalista, na tarde desta terça-feira (26), onde mais uma vez foi apresentada a necessidade de dar liberdade aos municípios para regrarem a flexibilização da quarentena a partir de 1º de junho.

Segundo o presidente da Câmara, Paulo Pauléra (Progressistas), que participou da reunião, o governador teria se comprometido a se reunir com toda a sua equipe para analisar todos os pedidos feitos.

Dhoje Interior

“Saímos confiantes da reunião virtual, que Rio Preto possa voltar a normalidade após o dia 1º de junho. Ressaltamos que nossa cidade está preparada para assumir o comando das ações da pandemia”, salientou Pauléra.

A proposta é que cada município possa administrar a situação local do Covid-19, de acordo com suas próprias necessidades, levando em consideração a situação da proliferação da doença na cidade, número de leitos disponíveis, número de insumos e adesão dos moradores ao isolamento social.

Nesta quarta-feira (27), o governador deve anunciar o regramento da “quarentena inteligente” e, ao que tudo indica, deve passar a responsabilidade da flexibilização durante a quarentena para as administrações municipais, possivelmente seguindo alguns critérios que devem ser esclarecidos.

Pauléra ressaltou que todos os prefeitos que participaram da reunião afirmaram que cada município deve ser responsável por suas decisões daqui para frente.

“Temos que preservar vidas e salvar a nossa economia da falência”, finalizou o presidente do Legislativo.

Por Sérgio SAMPAIO