Em Brasília, Edinho defende renovação de contrato com a concessionária Rumo

Na manha desta quinta-feira (26), o prefeito Edinho Araújo (MDB) esteve no Tribunal de Contas da União (TCU), em uma reunião que tratou de questões técnicas a respeito da antecipação da renovação de contrato na Ferrovia Malha Paulista.

Segundo informações, o contrato terminaria somente em dezembro de 2028, mas renovar esse contrato facilitaria questões comerciais às cidades por onde passa a Malha. A ideia apresentada pelo Ministério da Infraestrutura e pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) é que o contrato seja estendido por mais trinta anos, ou seja, terminaria somente em 2058.

“Em contrapartida, a empresa que hoje opera a concessão – Rumo, do grupo Cosan – se comprometeria a realizar obras de ampliação da capacidade e de resolução de conflitos urbanos nas cidades paulistas que são atravessadas pela ferrovia”, diz trecho do informativo do TCU.

Lá, Edinho defendeu a antecipação da prorrogação do contrato, enfatizando a questão dos investimentos. “Estamos aqui falando da antecipação de investimentos para melhorar a ferrovia, para melhorar o transporte de soja, que nesta malha passa mais de 15%. Portanto nossa posição, enquanto prefeitos, é a favor da prorrogação, porque somos a favor do Brasil, e toda palavra de incentivo ao nosso presidente Bolsonaro, ao Ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura) a ANTT, que têm trabalhado e feito um projeto espetacular. Que bom que tem uma empresa que se propõe a fazer investimentos tão urgentes e tão necessários. O Brasil tem pressa”, disse em seu discurso o chefe do Executivo Municipal.

Edinho ainda finalizou dizendo que “em Brasília, no TCU, fiz a defesa da renovação antecipada da malha paulista, que vai garantir o contorno ferroviário em Rio Preto, com mais investimentos e progresso para nossa cidade. Essa é uma luta antiga. Acompanho todos os passos, tanto como deputado federal e agora como prefeito. O contorno ferroviário é uma questão de mobilidade e segurança”.

Por Ygor ANDRADE

SEM COMENTÁRIOS