Elementos transparentes na arquitetura comercial

Não é incomum observar elementos transparentes na arquitetura comercial . Afinal, um dos elementos principais de qualquer loja, a vitrine, é transparente e contribui para o comércio no sentido de expor as mercadorias e deixar o cliente ver o interior da loja. No entanto, para além desse uso corriqueiro, as transparências não são muito observadas em estabelecimentos comerciais.

Porém, parece que isto está mudando. Segundo a arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório Arquitetude e especialista em arquiteta comercial, já é possível observar uma intensa inclusão de elementos transparentes em lojas.

“Materiais transparentes sempre foram considerados modernos e elegantes, o que contribui muito com o visual de qualquer estabelecimento. Além disso, seu uso pode contribuir com a amplitude visual da loja, fazendo com que pareça maior. A adoção de um mobiliário transparente, por exemplo, é algo que pode contribuir com esta sensação”

Marina comenta que os materiais transparentes também podem ajudar a colocar as peças em evidência, tanto nas vitrines quanto dentro das lojas, o que é ótimo para a segurança. “A transparência permite que as pessoas vejam as peças em diferentes ângulos e se interessem por seus detalhes sem que seja preciso tocar nelas, o que mantém as mercadorias mais protegidas”.

A arquiteta ressalta que utilizar mais materiais transparentes contribui para destacar mais os produtos das lojas. “Mostruários e prateleiras transparentes, por exemplo, não competem com as mercadorias, tornando mais fácil colocá-las em exposição, o que é ótimo para qualquer comerciante Basta manter tudo limpo corretamente que os produtos da loja sempre serão os protagonistas da decoração”.

Ela lembra que os materiais transparentes não só ajudam na integração dos ambientes, como também mostram ao público que a loja não tem nada a esconder. “Vidro, acrílico e policarbonato, por exemplo, são materiais transparentes que podem ser usados na arquitetura comercial para conseguir esse visual mais integrado, leve e clean, tão procurado hoje em dia pelos consumidores”

Marina finaliza contando que já faz uso de elementos transparentes nos projetos há algum tempo, mas que essa tendência provavelmente vai se intensificar muito. “O uso de elementos transparentes na arquitetura comercial será cada vez mais presente, pois faz com que os espaços pareçam mais modernos e suaves, atendendo os anseios de um público-alvo muito interessado em novas experiências”.
Website: http://arquitetude.com.br/

 

Da Redação

Conteúdo ESTADÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS