Eleitores podem solicitar troca de seção

Belchior de Paula Neto enfrenta maratona para realizar a troca de seção eleitoral. Para ele, em Rio Preto, acessibilidade está longe de ser considerada ideal. Durante os dias de votação, lei garante pelo menos uma sala com adequações para eleitores portadores de deficiência. Estrutura será fornecida pelo governo estadual

Portadores de necessidades especiais e pessoas com dificuldades de mobilidade tem direito a seção com acessibilidade. Solicitação da troca do local pode ser realizada até o dia nove de maio. No estado, apenas 12% das salas são equipadas para atender essa parcela dos eleitores brasileiros. Segundo a Justiça Eleitora, todos os prédios disponibilizarão pelo menos um espaço adequado.

A justiça eleitoral disponibiliza para os eleitores portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida a transferência de seção para um local com acessibilidade. Uma maneira de tentar incluir todos no processo democrático.

No Estado de São Paulo, 12% das seções são adaptadas, aproximadamente 12 mil. Em Rio Preto todos os prédios têm pelo menos uma sala disponível para atender esta parcela da população.

Para a transferência é necessário ir até o cartório com documento oficial de identificação, comprovante de residência de no máximo três meses e o título de eleitor, caso tenha.
Porém, conseguir realizar este processo não é tão simples. Belchior Francisco de Paula Neto é cadeirante e foi ao cartório solicitar a mudança. Calçadas esburacadas, falta de rampas de acesso e problemas no transporte público, dificultam a chegada à justiça eleitoral de Rio Preto.

No local, um degrau impede a entrada pela porta principal. O acesso é realizado pela lateral, o que é permitido por lei.

“Isso não é de fato acessibilidade. O certo seria podermos entrar e sair de todos os lugares pela porta da frente”, afirma.

As seções que não estão adaptadas receberão estrutura temporária do governo estadual para adequá-las às necessidades desses grupos, como rampas de acesso, bebedouros, portas adequadas e banheiros adaptados.

O eleitor que tiver interesse em realizar a troca deve agendar seu atendimento até o dia nove de maio pelo site do TRE-SP ou pessoalmente. O horário disponível é das 12h às 18h, de segunda à sexta-feira.

 

Por Marina LACERDA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS