Educação municipal inicia a gravação de programas de TV

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta quinta-feira (28/5) à gravação de programas de televisão que vão levar atividades educativas a estudantes da rede municipal de ensino. Os conteúdos estarão disponíveis em arquivos de vídeo na internet e também serão transmitidos pela TV Câmara, que tem sinal aberto de televisão.

A previsão é de que os programas gravados sejam veiculados já a partir da primeira semana de junho. A ideia é que cada dia da semana tenha um episódio diferente, com exibição pelas manhãs e reprise no período da tarde.

Dhoje Interior

Inicialmente, foram preparados programas piloto para abrir a parceria com a TV Câmara, com conteúdos lúdicos, válidos para todas as idades escolares, envolvendo atividades como contação de histórias e brincadeiras, entre outras. “Pensamos em uma programação lúdica e divertida para a primeira semana, com cinco episódios, cada um deles dividido em quatro partes”, diz José Antônio Borges, professor formador da Educação.

Os quadros programados são: Sala de Leitura, Brincando em Casa, Fazendo Arte e um bate papo com um especialista, que recebeu o nome de Aprender, Cuidar e Amar. “A partir da segunda semana, os programas serão direcionados para cada ano escolar”, explica José Antônio.

A parceria com a TV Câmara corresponde à terceira etapa do programa Programa Rio Preto Educ Ação, que teve início no mês de abril e, inicialmente, ofereceu atividades educativas para serem realizadas pelas famílias em casa, junto aos alunos da rede municipal. O material foi disponibilizado no site da Educação Digital da Secretaria de Educação (digital.educacao.riopreto.br) e também entregue às famílias em versão impressa, por meio das escolas. “Como a TV Câmara tem sinal aberto, nosso objetivo é fazer com que as aulas cheguem ao maior número de crianças possível”, afirma chefe de coordenadoria pedagógica da Educação. Leandra Justo Herrera.

Da Redação