Educação lança programa para atender alunos durante suspensão das aulas presenciais em Rio Preto

Secretária Sueli Costa,mostra material que será usado foto_Divulgação_SMCS

A Secretaria Municipal de Educação anunciou nesta quinta-feira (9) o lançamento do programa Rio Preto Educ Ação, que vai atender a demanda de aulas dos alunos da rede municipal enquanto durar a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19) na cidade.

Como a reportagem adiantou, o comunicado aconteceu com o encerramento dos 14 dias de recesso da rede municipal que foram antecipados e tiveram início no último dia 23 de março. No cronograma deste ano da rede municipal seriam concedidos 10 dias de recesso no mês de julho e outros quatro dias no mês de dezembro.

Dhoje Interior

O objetivo do programa é atender os cerca de 30 mil alunos da rede municipal para que os mesmos tenham uma rotina de aulas que acontecerão à distancia durante o período que as aulas presenciais não puderem acontecer.

Essas aulas serão feita on-line por meio de ferramentas como GSuite for Education, do Google, Youtube e redes sociais. Cada escola terá autonomia de escolher quais canais de contato usará, isso porque segundo informações da secretaria existem unidades escolares que já têm grupos de comunicação com os pais e por meio deles podem disponibilizar os materiais que serão utilizados durante este período.

Para os pais que não têm acesso à internet, a Secretaria disponibilizará o material impresso, que deverá ser retirado na própria escola onde o aluno é matriculado. Estes materiais impressos estarão disponíveis a partir dos dias 16 e 17 de abril.

Segundo Sueli Costa, secretária de Educação, na próxima segunda-feira (13), ela terá uma reunião on-line com todos os gestores, coordenadores, diretores e assistentes de direção onde estão debatendo a formação deste programa. Também na próxima semana os professores terão um curso de formação de Teletrabalho.

A secretaria afirma que a participação das famílias será fundamental para que o programa atinja seu objetivo, que é dar uma rotina de estudos e atividades para os alunos durante este período, em especial para os estudantes da 1ª e 2ª Etapa da Educação Infantil que abrange crianças entre quatro e seis anos. Já a partir do 1º ano do Ensino Fundamental a criança poderá ter mais autonomia, onde serão feitas indicações de leitura de diversos gêneros textuais.

Foi feita uma parceria do município com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) que produziu matérias que foram adaptadas e ganharam novos conteúdos que se enquadram com a realidade do ensino desenvolvido pela rede municipal. Para a confecção deste material, a Prefeitura fez uma parceria com o governo do Estado.

A Secretaria deixou claro que as aulas presenciais continuarão suspensas até decisão contrária do Comitê Gestor de Enfrentamento do Coronavírus de Rio Preto.
Todas as orientações e links serão centralizados no canal de educação digital da Secretaria de Educação – https://digital.educacao.riopreto.br.

Por Sérgio SAMPAIO