Educação já investiu quase R$ 3 milhões em manutenção e reformas de escolas

Escolas de Olímpia estão sendo reformadas e modernizadas

Visando oferecer uma estrutura de qualidade aos cerca de 6 mil alunos da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia, a Secretaria de Educação tem intensificado o trabalho de manutenção e reformas das escolas. Segundo levantamento da pasta, desde 2017, já foram investidos quase R$ 3 milhões em obras e reparos.

Grande parte dos serviços foi direcionada às adequações na rede elétrica das unidades, tendo em vista que a maioria dos prédios foi construída há décadas e apresentava falhas ou sobrecarga na rede. As reformas foram praticamente concluídas em todas as escolas, aguardando apenas a instalação de um novo transformador pela CPFL em uma unidade.

Além dos reparos elétricos, as escolas têm recebido ainda reformas estruturais para melhorias das instalações. Entre as obras executadas, conforme demanda de cada escola, estão a instalação de novas caixas d’água, reformas de bebedouros, construção de banheiros e rampas de acessibilidade, solução de infiltrações e problemas hidráulicos, troca de telhado, colocação de tela de proteção contra pombos, pintura de salas, manutenção em encanamentos, reforma de salas e cozinhas, limpeza de calhas, entre outros.

Alguns trabalhos também estão previstos para este mês de julho, durante as férias escolares, aproveitando a ausência de alunos. No período, estão sendo finalizados em algumas escolas serviços de melhorias em portas e janelas para reforçar a segurança, bem como execução de cobertura, manutenção em caixa d’água e instalação de portões.

As unidades escolares também passam por manutenções cotidianas como troca de lâmpadas e torneiras, reparos em ventiladores, vazamentos e desentupimentos, quando solicitadas pelos diretores, respeitando o cronograma de serviços.

Segundo a secretária de Educação, Maristela Meniti, a rede municipal tem recebido todos os investimentos necessários para oferecer mais qualidade aos alunos.

“Muitas de nossas escolas foram construídas há 40 anos e não recebiam grandes reparos há bastante tempo. Já fazemos as manutenções pontuais, mas estamos realizando, desde o ano passado, um trabalho intenso, de acordo com a necessidade de cada unidade para que possamos resolver os problemas. A atenção com a Educação é um dos principais pedidos do prefeito para atendermos as crianças e proporcionar uma estrutura adequada aos alunos, professores e funcionários”, destacou.

AVCB
Outro grande investimento da atual gestão, tratado como prioridade pelo prefeito Fernando Cunha, é a garantia da segurança dos prédios públicos. Para isso, tem sido feito um trabalho de acompanhamento da vigência e emissão de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) das escolas.

Quase todas as unidades já estão com o certificado regularizado, restando apenas a finalização do procedimento em quatro escolas que estão em andamento. O documento é de extrema importância porque certifica que as edificações possuem condições e equipamentos de segurança, principalmente, contra incêndios.

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS