Edinho entrega miniterminal de ônibus na Vetorazzo

Na manhã de sábado (8)  prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, participou da entrega do novo terminal localizado na avenida Ernesto Vetorazzo. O local recebe o nome do jovem Paulo Roberto Svizzero Pavão, que morreu em 2002, aos 21 anos, vítima de um acidente de carro.

“Esse é o primeiro de seis que vamos entregar na cidade inteira, interligando a malha urbana e fazendo com que o transporte público seja cada vez mais rápido e eficiente”, afirmou o prefeito.

Dhoje Interior

Familiares do homenageado estavam presentes e agradeceram a homenagem. O presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra e os secretários de Trânsito, Amaury Hernandes, de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho e o chefe de Gabinete da Prefeitura, Zeca Moreira, estiveram presentes.

O terminal já está em uso pelos ônibus da concessionária. O local recebeu nova iluminação, novas lombofaixas e sinalização aérea e de solo.

Com a construção dessas estações, será possível à Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança criar linhas perimetrais e novos pontos de transbordo próximos aos destinos mais comuns, diminuindo o tempo de viagem.

Atualmente, 93,75% das 80 linhas operadas pelo consórcio responsável pelo transporte urbano, utilizam como ponto de partida e de chegada o Terminal Urbano. São apenas 5 linhas perimetrais.

Em média, 75 mil pessoas passavam pelo local diariamente antes da pandemia, sendo que 10 mil (13,3%) utilizavam as catracas. Isso significa que 86,7% dos passageiros utilizam as plataformas do terminal apenas para transbordo entre linhas. Em situações de normalidade, o sistema de transporte público urbano de Rio Preto atende, em dias úteis, 93 mil passageiros, distribuídos nas 80 linhas fixas.

Obras

Dos seis miniterminais previstos no Plano, três estão prontos (Vetorazzo, HB/Teatro Municipal e Riopreto Shopping), um está em obras de construção das fundações (Shopping Cidade Norte) e dois serão iniciados já no próximo mês (veja detalhamento abaixo).

O investimento total previsto é de R$ 12 milhões e a previsão é de que todos sejam concluídos até o fim deste ano. Os miniterminais serão interligados ao anel viário, o que irá proporcionar uma ligação entre as estações de modo radial, ou seja, sem a necessidade de passar pelo Terminal Urbano, agilizando o percurso dos passageiros.

Da Redação