Doses contra gripe esgotam duas vezes e Olímpia fica sem vacinas

Foto: Divulgação Prefeitura Olímpia

A vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira, dia 23, em todo o Brasil. O Ministério da Saúde adiantou a campanha e inverteu a ordem de público-alvo, iniciando a disponibilização das doses da primeira etapa de vacinação para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde.

Em Olímpia, no primeiro dia as vacinas foram esgotadas. “Em virtude da grande procura nas cinco escolas que estão vacinando contra a gripe, todas as doses destinadas pelo Ministério da Saúde para Olímpia estão esgotadas. O município havia recebido 2.600 doses de vacina – 1/3 da estimativa para a primeira etapa que tem a duração de três semanas. Até o fim da campanha, a cidade deverá receber mais 18 mil doses”, informou a Secretaria de Saúde.

Dhoje Interior

Nesta quarta-feira, dia 25, após receber novas remessas de vacinas da Campanha Nacional Contra a Gripe as imunizações foram retomadas, das 8h às 16h, nas escolas estaduais Reis Neves, Capitão Narciso, Dalva Vieira, Dr. Eloi Lopes (Baguaçu) e Comendador Francisco (Ribeiro dos Santos).

Mas novamente, em virtude da alta demanda, todas as doses destinadas para Olímpia já estão esgotadas. “O município já vacinou 5.200 pessoas – 2/3 da estimativa para a primeira etapa que tem a duração de três semanas. Até o fim da campanha, a cidade deverá receber mais 16 mil doses”, diz o último comunicado da Saúde.

A Pasta já entrou em contato com o GVE de Barretos – órgão responsável pela distribuição – para solicitar novos lotes. A previsão para a entrega de novas quantidades é na próxima semana. Assim que o município tiver acesso a mais doses, será feita uma divulgação oficial para a vacinação nas mesmas escolas. A campanha vai até o dia 16 de maio.

Isabela MARTINS