SAÚDE E SEXUALIDADE: Doenças influenciam na sexualidade masculina

À medida que o homem envelhece o organismo se torna mais suscetível a doenças. A predisposição aos problemas de saúde masculina está relacionada à queda do metabolismo e dos níveis hormonais.

Na busca por qualidade de vida é importante se alimentar de forma saudável, realizar atividades físicas, evitar álcool, tabaco e sempre praticar sexo seguro.

Pensando na saúde masculina, preparamos uma lista com as doenças mais comuns em homens e como tratar elas. Acompanhe nosso artigo para saber mais e melhorar sua saúde.

– Câncer de próstata
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer é o segundo que mais mata e que mais frequentemente acomete pessoas do sexo masculino. Existe uma predisposição genética que aumenta o risco do seu desenvolvimento, mas ter pouco cuidado com a saúde também contribui para que isso aconteça.

É muito importante sempre procurar um médico especialista para realizar exames de rotina preventivos. O exame anual é uma maneira de diagnóstico precoce, evitando a progressão da doença para um estágio avançado.

Como se prevenir?
1- Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
2- Consumir tomate;
3- Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
4- Manter o peso adequado à altura;
5- Diminuir o consumo de álcool;
6- Não fumar;
7- Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina; de sangue e se necessário toque retal.
O exame de toque retal é rápido, realizado em consultório médico, não interfere na sexualidade e nem causa dor, é muito rápido e importante para a saúde masculina.

– Andropausa
É a queda dos níveis de testosterona no sangue, que ocorre entre 40 e 50 anos. A andropausa está relacionada com uma diminuição da capacidade sexual.

Alguns sintomas decorrentes dessa doença são depressão, nervosismo e irritabilidade, dificuldade para dormir, fadiga, ansiedade, dores e calvície.
A reposição hormonal ajuda a aliviar os incômodos causados pela andropausa. Mas, essa terapia só é recomendada apenas na falta de testosterona natural.

Se usado de forma errada, esse tipo de tratamento pode causar infertilidade ou aumentar o número de glóbulos vermelhos, o que aumenta o risco de trombose e doenças cardiovasculares.

Manter hábitos saudáveis, como ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, ajuda a evitar os incômodos da andropausa e a evitar doenças associadas à queda da produção de testosterona. Também é recomendado que os homens visitem regularmente o urologista para o acompanhamento do estado de saúde.

– Disfunção erétil
É a dificuldade em manter uma ereção durante o ato sexual. A disfunção tem origem em distúrbios físicos e/ou psicológicos e se agrava quando o homem não procura atendimento médico.

Dentre as causas físicas podemos citar a má circulação de sangue (por diabetes ou pressão alta, por exemplo), a microcirculação peniana, os distúrbios do sistema nervoso ou a obesidade.

Já as causas psicológicas estão relacionadas ao estresse, à depressão, à baixa autoestima, às dúvidas em relação à sua capacidade, à ansiedade, entre outros fatores.

O uso de alguns medicamentos por longo prazo, de álcool e de tabaco também podem levar a um quadro de disfunção erétil.

O cérebro desempenha um papel fundamental no desencadeamento da série de eventos físicos que causam uma ereção, começando com sentimentos de excitação sexual. Várias coisas podem interferir nos sentimentos sexuais e causar ou piorar a disfunção erétil. Esses incluem: depressão, ansiedade ou outras condições de saúde mental, estresse, problemas de relacionamento, falta de comunicação ou outras preocupações.

Posso citar alguns tratamentos que auxiliam nesses casos, porém, é de suma importância a visita regular ao urologista! E podem também me procurar no instagram @mirnazelioli para que eu possa auxiliar da melhor forma.

1- Exercício ou mudanças no estilo de vida
2- Comer uma dieta saudável e balanceada
3- Aconselhamento com terapeuta sexual
4- Acupuntura
5- Pompoarismo Masculino
6- Bombas Penianas
7- Anéis Penianos
Esses itens, você encontra na loja Santa Ajuda Erotic Boutique.

– Obesidade
A obesidade é uma doença que envolve aumento da gordura corporal, tanto no tecido subcutâneo quanto no tecido visceral. É considerado um grave problema de saúde e atinge principalmente os homens acima de 40 anos.
A obesidade pode ter causa genética, porém os motivos principais são o sedentarismo e uma dieta rica em gordura e carboidratos.

– Problemas cardiovasculares relacionados à saúde masculina
No que diz respeito aos problemas cardiovasculares podemos agrupar uma série de doenças, como o infarto do miocárdio, a angina e o acidente vascular cerebral.

Essas doenças podem estar ligadas a fatores genéticos, mas geralmente as causas estão relacionadas à falta de cuidado com a saúde, ao consumo excessivo de alimentos industrializados, à falta de atividade física.

O amor próprio impulsiona o ser à busca a se cuidar, então meninos, vamos nos amar e não deixar o preconceito tirar o melhor da vida, que é o prazer, seja ele sexual ou de felicidade em viver momentos únicos.
Quando você passa a cuidar de si mesmo, começa a se sentir melhor causando uma boa impressão e é bem quisto pelos outros.

Tudo começa em você!

Mirna Zelioli – Formada em pedagogia e sexóloga em formação e palestrante em vendas. Gestora comercial, sensual coach, empresária do mercado erótico, criadora do projeto SAT (Sexualidade Amor pra Todos), Projeto de Inclusão, projeto CEL (Coragem e Empoderamento e Libertação).

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS