Distribuição gratuita de preservativos aumenta 16% em Rio Preto

A distribuição gratuita de preservativos aumentou em 2017 e até novembro deste ano o Ministério da Saúde já tinha distribuído cerca de 465 milhões de preservativos pelo país, sendo 454,8 milhões de camisinhas masculinas e nove milhões de femininas. Em 2016 o montante distribuído foi de 395,3 milhões de preservativos em todo o Brasil. Rio Preto também acompanhou a crescente desses números e registrou aumento de 16% neste ano, se comparado ao ano passado.

A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra a Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de outras doenças como a sífilis e alguns tipos de hepatites. Em Rio Preto há 177 postos de distribuição gratuita dos preservativos (masculino e feminino) e o gel lubrificante, que pode ser encontrado em empresas, universidades, academias, shoppings, postos de saúde e aeroporto.

A gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em Rio Preto, Aracélis de Castro Achchar, destaca que o trabalho constante de conscientização e divulgação sobre o uso do preservativo é o impulsiona tais números. “A gente nota que a saída do insumo tem muito a ver com estímulo e descentralização de postos. Ano passado a gente pediu pro Estado uma média de 120 mil preservativos masculinos por mês. Nesse ano saiu uma média de 130 mil preservativos masculinos por mês e ano que vem estamos programando para 140 mil por mês”, disse.

O preservativo masculino é o mais procurado pela população e segundo dados do CTA, pelo município até agosto deste ano já haviam sido distribuídos pouco mais de um milhão do preservativo masculino contra pouco mais de 19 mil do modelo feminino e 103 mil pacotes de gel lubrificante. ”A gente vai tentando facilitar o acesso, esse é o objetivo”, comentou.

Em 2015 o total de preservativos masculinos distribuídos gratuitamente em Rio Preto ficou em 1.345.000. Em 2016 foi registrada uma leve queda, distribuindo 1.328.206 preservativos, mas para este ano a expectativa é de fechar 2017 com 1.563.600 camisinhas distribuídas. “Até o final do ano a gente acha que vai sair cerca de 1,5 milhões de preservativos masculinos, uns 30 mil do feminino e 155 mil do gel”, afirmou a gerente do CTA.

Para saber onde retirar os preservativos, basta ligar para o Disque Saúde (136). Não há cotas ou quantidade máxima por pessoa. Assim, cada um pode retirar a quantidade de preservativos masculinos ou femininos que julgar necessária.

 

Por Priscila Carvalho

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS