Disfagia é tema de simpósio no HB

Foto: Divulgação

A Funfarme, Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto, em conjunto com o Hospital de Base realizou, na manhã de sábado (17), o II Simpósio de Disfagia. O assunto discutido entre os profissionais da área foi a melhoria na qualidade de vida dos pacientes que têm dificuldade em engolir alimentos.

O evento reuniu profissionais do HB e da Diretoria Regional de saúde e trouxe profissionais de diversas áreas com novas técnicas de respiração, sopro e aspiração para pacientes que sofrem de disfagia. “Nosso objetivo com o simpósio é treinar fonoaudiólogos e demais profissionais de saúde de toda DRS da região para oferecer ao paciente um atendimento de excelência em todos os locais de atendimento. Não adianta apenas o HB contar com um excelente atendimento e nos demais hospitais isso não ocorrer, por isso nosso empenho”, afirmou Magali Orate, responsável pelo serviço de fonoaudiologia da Funfarme.

Esses procedimentos servirão para melhorar o tratamento da doença e o processo de deglutição do paciente, desde a formação do bolo de alimento na boca até a contratação involuntária do músculo da faringe.

A disfagia é uma doença relacionada às consequências de outras doenças, como acidentes vasculares cerebrais, esclerose lateral amiotrófica e outras doenças que comprometem o sistema nervoso.

Da Reportagem

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS