Dias ficam mais curtos com a chegada do Outono

No Brasil o outono começou nesta terça-feira (20), mais precisamente às 13h14 (horário de Brasília). A estação sucede o verão e antecede o inverno, terminando no dia 21 de junho de 2018.

Com a estação o clima começa a mudar, mas não de forma brusca. “Essa é uma estação de transição entre verão e inverno. No sudeste o regime de precipitação começa a diminuir e temos uma queda sutil da temperatura, mas nos primeiros dias da estação não sentimos nenhuma mudança significativa”, afirmou o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas.

Dhoje Interior

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, outra característica da estação também é muito marcante e lembrada: a troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar a chegada do inverno. Por aqui o outono é chamado de ‘austral’, enquanto que no Hemisfério Norte é conhecido por ‘outono boreal’.

Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas. A temperatura começa a ter uma leve queda, tornando o clima mais ameno, não sendo tão quente quanto no verão e ainda não tão frio quanto no inverno.

Com relação às chuvas, o meteorologista afirma que no verão o índice de precipitação para a estação foi dentro do esperado. “A previsão agora é de que conforme vai se aproximando o inverno as chuvas vão diminuindo”, disse.

Previsão do tempo

Os dias continuam com temperatura elevada em Rio Preto e previsão de chuva para a cidade.

Nesta quarta-feira (21) há previsão de pancadas de durante a tarde e a noite. A temperatura máxima chega aos 34ºC e a mínima fica em 24ºC.

Para quinta-feira (22) o dia será de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva a tarde e a noite. A máxima chega aos 33ºC e a mínima em 24ºC. (Fonte: Site Climatempo)

Por Priscila CARVALHO