Dia Mundial da Saúde é marcado por prática de atividades físicas

Foto: Divulgação

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, celebrado neste sábado (07), alunos dos programas de prevenção da Unidade de Saúde Integral do AUSTA acordaram cedo e foram caminhar em torno da Represa Municipal, em Rio Preto.

O médico clínico geral e nefrologista Ronaldo Gonçalves da Silva, coordenador da unidade, ressalta que o evento é importante para estimular a população a fazer mais atividades físicas. “O Dia Mundial da Saúde é para lembrar de que o médico é importante, no entanto, os bons hábitos, a educação alimentar e a prática de atividades são o que vai garantir a saúde das pessoas. Não é para acordar um dia de manhã e ser um atleta. É para praticarexercícios, pelo menos, duas vezes por semana, mantendo um ritmo agradável e seguro para a saúde”, completou o médico.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril porque essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948.

A OMS diz que saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Ou seja, uma pessoa saudável não é apenas aquela que não apresenta doença, mas, sim, aquela que está bem consigo mesma e apresenta uma boa relação com a sociedade.

Cuidar da saúde não é apenas em hospitais e com medicamentos para os doentes. Saúde é saneamento básico, educação de qualidade para que todos possam estar informados a respeito dos riscos de determinadas ações e a forma de prevenir doenças e promover qualidade de vida.

Por Bia MENEGILDO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS