Dia de Reis é comemorado neste domingo

FOTO GUILHERME BATISTA

Neste domingo dia 6 de janeiro é comemorado o Dia dos Três Reis Magos ou Folia de Reis, uma celebração tradicional que ocorre todos os anos nesta mesma data. Em Rio Preto, Iraci Rodrigues de Oliveira é uma das pessoas que ajudam a manter viva a festa que, no passado, já foi algo bem popular na cultura local.

Iraci e seu irmão Dioraci Rodrigues de Oliveira mantêm a tradição herdada dos pais, realizada há mais de 60 anos. A população está convidada a participar da celebração que será realizada na casa da Iraci, que fica localizada no bairro Boa Vista, na rua São João, 2026. A comemoração começa com a reza do terço às 16h e, às 17h, o cortejo chega à casa de Iraci.

A Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis se destaca por ser uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada no Brasil como uma manifestação folclórica, que ocorre no período de 24 de dezembro a 06 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos Três Reis Magos).

O Dia de Reis é caracterizado por celebrar a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior – e Baltazar) ao menino Jesus. Ele é comemorado no dia 06 de janeiro, pois de acordo com a Bíblia, foi quando os reis magos encontraram Jesus. É a data também em que as árvores, os presépios, os adornos e decorações natalinas são retirados.

A Folia de Reis, grupo que reúne cantadores e instrumentistas para celebrar a data, teve origem em Portugal e chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, o divertimento do povo era a principal finalidade da manifestação cultural. No Brasil, passou a ter um caráter religioso.

 

Por Leandro BRITO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS