Dia da Árvore: Rio Preto se aproxima da meta de cobertura vegetal

Nesta segunda-feira (21) é celebrado o Dia da Árvore e Rio Preto tem motivo para comemorar: a cidade, hoje, conta com 44,59% de cobertura vegetal (espaço vegetado) na área urbana. A meta estipulada pelo Programa Município Verde Azul (PMVA) é atingir 50% de cobertura vegetal proporcional por quadrante.

E todo morador da cidade pode contribuir para que a paisagem se torne cada vez mais verde. Para isso, basta ir até o Viveiro Municipal, retirar uma muda e plantar sua árvore. Devido à pandemia, é necessário agendar horário. Até  duas mudas por endereço por mês no viveiro de mudas da cidade, gratuitamente. É necessário apresentar o comprovante de residência no nome da pessoa e também documento pessoal com foto.

Dhoje Interior

O engenheiro agrônomo Otton Garcia de Arruda, chefe de Divisão do Viveiro Municipal ressalta que a Resolução SMA nº 33, de 28 de março de 2018, no perímetro urbano a meta é de 50% de cobertura vegetal proporcional por quadrante “Viário, maciços, fragmentos de vegetação nativa, quintais, jardins de residências, praças, incluindo as Áreas de Proteção Permanente – APP e as áreas verdes implantadas”.

Plantio
Para marcar a data, o Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) realiza o plantio de 2,5 mil mudas, nesta segunda-feira (21). Iniciativas como a do grupo “Muda que a Cidade Muda” e o “Corredor Ecológico” também estão realizando o plantio de mudas.

O projeto Muda que a Cidade Muda, em parceria com a Unimed Rio Preto, iniciou o plantio de 2,5 mil mudas de árvores nativas no sábado (19). O local escolhido é a nascente do córrego Borá, na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, sentido bairro-centro entre a avenida Abelardo Menezes e a rua Telecomunicações do Estado de São Paulo.

“Escolhemos este local, pois se trata de uma área muito importante para a nossa cidade e que passou recentemente por obras. Refloresta-la é de extrema importância para restabelecer a fauna e flora locais”, afirma o conselheiro e diretor Comercial e de Marketing da Unimed Rio Preto, Gilmar Valdir Greque.

O Grupo Tereos promove ações de conscientização voltadas a pescadores e frequentadores de áreas próximas ao rio Turvo, entre Olímpia e Rio Preto, e ao rio Grande, entre Guaraci e Altair e rio Pardo, na região de Barretos. O objetivo conscientizar pescadores e frequentadores dos rios sobre a importância de cuidar do meio ambiente e das áreas de preservação permanente, as APPs, e mananciais.

Colaboradores da empresa, distribuídos em grupos, vão percorrer os pontos orientando os frequentadores com dicas ambientais, como cuidado com áreas verdes e de mata, evitar fogueiras, além da importância de não se descartar lixo e bitucas de cigarro inadequadamente. Simultaneamente também vão recolher possíveis resíduos descartados da maneira incorreta nestas áreas

“Decidimos fazer essa ação devido ao registro de focos de incêndios em áreas de preservação e canaviais próximos a rios, córregos e represas. Nosso propósito é conscientizar sobre o papel de cada um na preservação ambiental. Com o tempo seco no Sudeste e a estiagem prolongada, um simples foco de incêndio pode devastar áreas inteiras”, afirma o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Tereos, André Tebaldi.

Operação Jequitibá

A Polícia Ambiental de Rio Preto iniciou nesta segunda-feira (21), a Operação Jequitibá – em alusão espécie considerada simbolo do Estado de São Paulo, a jequitibá-rosa. A cerimônia de lançamento da ação, realizada no Estacionamento do Teatro Municipal Paulo Moura, também comemorou o dia do Policial Militar Ambiental.

A operação ocorre até terça-feira (22) em todo o estado de São Paulo com o objetivo de despertar a consciência da população para a educação, prevenção e combate aos crimes ambientais, principalmente contra a flora em todas as regiões do país.

Serviço:
O Viveiro Municipal está funcionando normalmente durante a pandemia, atendendo à através de agendamento de horário pelo telefone: (17) 3225-9769, ou e-mail .

Confira imagens do plantio de árvore do grupo “Muda que a Cidade Muda” e do grupo Tereos:

Tatiana PIRES – Redação Jornal DHoje Interior

E-mail: [email protected]