Dia D promove atendimentos a população no Centro de Rio Preto

Neste sábado(19), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-3) irá promover o Dia D da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A ação acontece em conjunto nas principais cidades do Estado de São Paulo e tem o intuito de valorizar a profissão. Em Rio Preto o evento será das 9h às 12h, na Praça Dom José Marcondes.
Serão oferecidos atendimentos gratuitos a população nas áreas de fisioterapia e terapia ocupacional, além de orientações sobre postura, respiração e saúde da mulher. Serão de 40 a 50 profissionais e alunos fazendo o atendimento em tendas instaladas na praça. A ação foi desenvolvida em parceria com quatro universidades da cidade: UNIP (Universidade Paulista), Unirp (Universidade de Rio Preto), Unorp (Universidade do Noroeste Paulista) e Unilago (Universidade Grandes Lagos).
Segundo o diretor do Crefito-3, Demosthenes Santana Silva Junior, nesse dia os profissionais e estudantes da área estarão no local para sensibilizar a população sobre a atuação dessas duas classes profissionais, valorizando a formação profissional e a excelência dos serviços prestados. “O trabalho é fruto de uma parceria entre o Conselho e as instituições de ensino que ministram os cursos e formam mão de obra especializada.”
Esta é a primeira vez que este evento é realizado e caso tenha grande adesão da população, já há previsão de se tornar anual. O diretor do Crefito-3 destaca sobre a carência e a importância de conscientizar a sociedade sobre estes profissionais. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o correto seria ter um profissional destes a cada mil habitantes, em Rio Preto há um déficit desses profissionais, assim como há no país. Precisamos conscientizar a sociedade sobre os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que estão à disposição do serviço público, pois a prevenção é sempre o melhor caminho”, ressaltou.
Em cidades da região, como Catanduva e Araçatuba a ação também acontece neste sábado com atendimentos a população, igualmente no período da manhã (das 9h às 12h). Em Catanduva o evento será realizado na Praça da República, em parceria com o IMES (Instituto Municipal de Ensino Superior) e em Araçatuba será no calçadão em parceria com a UNIP e a Unitoledo (Universidade Toledo).