Detran-SP retoma nesta segunda agendamento de exames práticos

Provas para tirar carteira de motorista voltam a acontecer em Rio Preto_Cláudio LAHOS_DHojeinterior

O Detran São Paulo vai abrir a partir da próxima segunda-feira (27) o agendamento para que os exames práticos possam ser feitos em ambientes abertos, respeitando todos os protocolos de segurança.

Segundo o Detran, por meio do agendamento prévio pelo sistema e-CNH, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) poderão atender os cerca de 50 mil alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante o período de quarentena.

Dhoje Interior

Segundo Márcio Junio Rodrigues, diretor de ensino da CFC Rio Preto, são aproximadamente 1.000 pessoas que estão aptas a fazer o exame prático para primeira habilitação em Rio Preto.

As provas práticas serão realizadas em ambientes abertos, de forma segura respeitando o Plano São Paulo. Os protocolos sanitários do Detran foram pré debatidos com as entidades que representam a categoria.

Segundo o diretor-presidente do Detran, Ernesto Mascellani Neto, a ampliação dos serviços digitais e as inovações tecnológicas trarão benefícios aos profissionais também após o período de distanciamento social. “O Detran vem trabalhando intensivamente para melhoria dos serviços prestados e o nosso objetivo é aprimorar cada vez mais os procedimentos para garantir agilidade e autonomia aos processos de habilitação. Não mediremos esforços para que o retorno aconteça de forma segura, possibilitando que as autoescolas mantenham suas atividades e o pleno atendimento dos seus alunos”, salientou Neto.

Validade prorrogada – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou de 12 para 18 meses o prazo para conclusão do processo de habilitação em decorrência do momento vivido pela pandemia da Covid-19.

Aulas teóricas – As aulas teóricas para primeira habilitação, para aqueles alunos que deram entrada antes do início da pandemia da Covid-19, estão sendo ministradas pelos instrutores por meio de videoconferência. As aulas acontecem em tempo real, permitindo monitorar a permanência do instrutor e candidatos na sala virtual durante a realização das aulas.

Reconhecimento facial – Ainda relacionada às aulas teóricas, o sistema de reconhecimento facial, desenvolvido pela Prodesp para que os alunos possam realizar as aulas de forma remota, em casa, já está pronto e as empresas podem disponibilizar mais essa opção a seus clientes.

Retomada – Para a retomada integral dos serviços oferecidos pelas autoescolas, restam apenas duas etapas que serão anunciadas na próxima semana: dentre elas a liberação para a prova teórica e para o primeiro cadastro, ou seja, primeira habilitação.

Atendimento digital – Por meio dos serviços on-line, o Detran ampliou em 48% as opções digitais para manter os atendimentos aos usuários. Entre as 64 opções disponíveis no portal (www.detran.sp.gov.br) e pelo aplicativo Detran.SP, estão renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, entre outros.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal DHoje Interior