Detran.SP alerta para golpe na internet com perfis fakes

Foto Divulgação

Estelionatários oferecem supostas soluções usando o nome do atual diretor-presidente do órgão

capturas de tela no anexo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta para golpes na internet por meio de perfis falsos do atual diretor-presidente do órgão, Maxwell Vieira.

Por meio de redes sociais como o Facebook e o aplicativo de conversa Whatsapp, os estelionatários oferecem supostas soluções envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quitação de multas e serviços de veículos, mas é golpe.

O Detran.SP e seus funcionários não prestam serviços por meio das redes sociais. O único canal para isso é o site oficial do departamento (www.detran.sp.gov.br). Lá, o cidadão consegue realizar 36 serviços online, entre CNH, veículos e outros.

Já no Facebook, o Detran.SP mantém uma página oficial (www.facebook.com/detransp) onde o cidadão pode tirar dúvidas de como realizar serviços nas unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo ou por meio do site oficial.

Um boletim de ocorrência já foi registrado na Polícia Civil pela direção do órgão, para que investiguem os perfis e cheguem aos seus responsáveis. Além disso, o Facebook já foi alertado sobre a existência desses perfis fakes.

Qualquer cidadão pode denunciar ocorrências desse tipo ao Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet por meio do www.webdenuncia.org.br.

Vale lembrar que o cidadão que optar por qualquer outra facilidade não oficial relacionada ao Detran.SP também pode ser responsabilizado criminalmente. Denúncias podem ser feitas ao Detran.SP por meio do site oficial, no Link “Ouvidoria”.

 

DETRAN.SP:

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:

Portal – www.detran.sp.gov.br

Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”.

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS