Defesa Civil oferece SMS com alerta de temporais

Evitar acidentes e transtornos. Este é o objetivo da Defesa Civil de São José do Rio Preto com o serviço gratuito de aviso de temporais por mensagens de texto no celular, o SMS. Porém, apenas 2% da população apta a receber o comunicado estão cadastradas.
De acordo com o responsável pelo órgão, coronel Carlos Lamin, este tipo de alerta é fundamental. “A medida é fruto de uma lei federal que exige que todas as operadoras de telefonia prestem este tipo de serviço gratuitamente para a população”, afirma.

Lamin reitera que o papel é a prevenção. “Não conseguimos mensurar quantas pessoas evitam problemas. Mas cremos que o serviço seja bem eficaz para quem recebe”, coloca.
O jornalista Rodolfo Borduqui usa o serviço há cerca de quatro meses.

“Trabalho em local fechado e não vejo sempre como está o tempo. Quando chega o SMS eu vou conferir e está realmente mudando. Desta forma, acabo me preparando para a chuva”, explica.

Para Borduqui a iniciativa é positiva, principalmente por não ter custo para o usuário.
“Eu acredito que funcione. Como Rio Preto é uma cidade já grande, nem sempre o temporal é na região em que estamos, mas é uma forma de já ficarmos em alerta”, comenta.

O atendimento meteorológico está disponível em apenas três estados brasileiros: São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

 

Como realizar o cadastro
Envie um SMS para o número 40199 com o CEP do local que deseja receber informações. Aguarde uma mensagem confirmando o cadastro e pronto.

Os usuários podem acionar o serviço para quantos endereços quiserem, mas sempre um cadastro por torpedo.

 

Por Marina LACERDA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS