Defesa Civil cria Plano de Contingência para prevenção de acidentes

A Defesa Civil de Rio Preto reuniu, ontem, uma comissão para a elaboração do Plano de Contingência para prevenção de acidentes e contaminação dos rios, córregos e mananciais da cidade.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, Carlos Lamin, o Plano de Contingência estabelece ações integradas para evitar acidentes que contaminem os mananciais que abastecem a cidade. “Precisamos ter um plano de ação integrado para evitar qualquer tipo de dano à Represa Municipal, que atualmente é responsável por 30% do abastecimento de água da cidade. Qualquer acidente nas rodovias Washington Luís, BR 153 ou na linha férrea, pode representar risco para o abastecimento”, explicou Lamin.

Segundo a engenheira civil do Semae, Jaqueline Freitas Reis, os pontos mais críticos são os entroncamentos das rodovias e a avenida Murchid Homsi, já que nesses locais, as canaletas de águas pluviais levam para a represa. “Já temos nossos procedimentos de segurança, como as contenções na própria represa e o acionamento dos serviços de emergência, mas precisamos integrar todas as equipes para que a ação seja rápida e eficaz”, afirmou.

Assim que o plano for concluído ele será colocado em prática. Para qualquer emergência o telefone da Defesa Civil de Rio Preto é o 199.

 

Da Redação

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS