Defesa Civil alerta para queda mais brusca da umidade do ar

Defesa Civil monitora clima e alerta que índices entre 10% e 15% de umidade do ar se equiparam aos do Deserto do Saara

Dias quentes com previsão de umidade relativa do ar ainda mais baixa. As condições climáticas têm sido monitoradas pela Defesa Civil de Catanduva. O órgão alerta que o índice pode ficar abaixo de 15% nesta quinta-feira, dia 12.

A margem é considerada Estado de Alerta e se equipara aos índices do deserto do Saara, que registra entre 10% e 15%. De acordo com a meteorologia, as temperaturas nos próximos dias ficarão entre 35°C e 40°C no interior do Estado.

Para enfrentar o calor intenso, as principais recomendações são: reforço na hidratação, utilização de roupas leves, evitar exposição prolongada ao sol e, sempre que possível, permanecer em ambientes frescos e sem aglomerações de pessoas.

As orientações relativas à umidade baixa seguem as recomendações feitas em estudo da Unicamp:

• Entre 21 e 30% – Estado de Atenção: Evitar exercícios físicos ao ar livre entre, umidificar o ambiente, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, consumir água à vontade;

• Entre 12 e 20% – Estado de Alerta: Observar as recomendações do estado de atenção, suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico para olhos e narinas;

• Abaixo de 12% – Estado de Emergência: Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta, determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre e de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados.

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS