Decreto cria oficialmente em Rio Preto a Floresta Estadual Paulista

O prefeito Edinho Araújo anunciou na manhã de hoje, dia 5, durante a abertura oficial da XVI Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMA) 2018, a implantação da Floresta Estadual Paulista, em São José do Rio Preto.

A assinatura do decreto pelo governador do Estado de São Paulo, Márcio França, aconteceu também na manhã desta terça, em São Paulo, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Dhoje Interior

A notícia da assinatura do decreto foi dada em primeira mão, na noite de segunda, dia 4, pelo prefeito Edinho Araújo, durante a realização da Roda de Ideias sobre o Desenvolvimento Sustentável e a abertura das Exposições Integradas da Semana do Meio Ambiente no Riopreto Shopping.

A Floresta Estadual do Noroeste Paulista, com 379,94 ha de área total, apresenta uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais, bem como para pesquisa científica. O espaço terá visitação pública, com desenvolvimento de atividades de educação ambiental, lazer, esporte e cultura, além da recuperação ambiental da área, com plantio de espécies nativas.

Em 2014, um decreto do Governo do Estado transferiu área de 248 ha, da Secretaria de Administração Penitenciária (antigo IPA) e contígua à Estação Ecológica, para o Instituto Florestal (IF) e criou a Floresta Estadual do Noroeste Paulista, unidade de conservação de uso sustentável. Com isso, as cidades de São José do Rio Preto e de Mirassol ganham área verde de cerca de 500 hectares e os municípios passam dos atuais 7m2 de área verde por habitante para 14 m2/habitante, índice superior aos 12m2 recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Da Redação