Declarações de IR superam expectativas em Rio Preto

Número de rio-pretenses que deveriam declarar o Imposto de Renda superou a previsão das equipes da Receita Federal, que era de 109.504 declarações e encerrou no dia 30 de abril com 110.212 declarações no município.

Segundo o auditor da Receita Federal, Mauro José da Silva, os contribuintes que não declararam ainda podem enviar o documento. “Ainda pode ser feita a declaração, porém, agora terá a multa em relação ao valor, mas os documentos e toda a tramitação ainda podem ser feitos pela internet”, informa.

O contribuinte é multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. O próprio sistema fará a atualização dos valores na hora de imprimir a guia.

A Receita Federal recebeu da região de Rio Preto, composta por 72 cidades, até 30 de abril, último dia do prazo de entrega, 284.465 de declarações, a previsão para este ano era de, aproximadamente, 283.939 declarações.

Para os que ainda vão declarar, o programa de preenchimento do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2019 está disponível no site da Receita Federal. Também é possível preencher e enviar o documento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração.

Restituição

De acordo com a Receita Federal, o pagamento das restituições começa em 17 de junho e segue até 16 de dezembro, em sete lotes mensais. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

Por Mariane DIAS