Daemo recebe autorização para distribuir água do antigo poço da Petrobras

Os três poços profundos de Olímpia vão disponibilizar 13,5 milhões de água por dia

Com o empenho do prefeito Fernando Cunha e apoio do deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani, o Diário Oficial do Estado trouxe nesta quinta-feira, dia 25, a concessão administrativa do antigo poço da Petrobras, outorgada em nome da Daemo Ambiental, para uso exclusivo do município com captação subterrânea do Aquífero Guarani. A autorização foi publicada pelo DAEE (o Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Governo Estadual.

O antigo poço era utilizado pelo Parque Aquático Thermas dos Laranjais desde a sua fundação, mas com a perfuração de novos poços realizados pelo próprio empreendimento, houve um entendimento para que o município passasse a utilizá-lo.

Dhoje Interior

A partir deste mês, iniciam-se os estudos para a implantação de uma adutora para conduzir essa água até os reservatórios que estão sendo construídos próximo ao Cecap e, por consequência, distribui-la aos bairros da cidade, como o Santa Fé, Santa Ifigênia e Cohab IV.

Este será o terceiro poço profundo conquistado pela atual gestão para duplicar a produção de água do município. O primeiro deles foi perfurado no início de 2018 na Estação de Tratamento de Água com capacidade de vazão equivalente a 50 poços menores atualmente em operação. O segundo deles, entregue recentemente, vem também do Aquífero Guarani e garante a produção de 330 metros cúbicos de água por hora.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, juntos, os três poços profundos disponibilizarão 13,5 milhões de água por dia, o que equivale hoje ao consumo diário da cidade.

“Praticamente vamos dobrar a produção de água do município. Além do mais, será oferecida para a população uma água de qualidade, equivalente à água mineral, vinda direto do Aquífero Guarani sem riscos de contaminação”, declarou Cunha.

Em Olímpia, todos os empreendimentos turísticos do município possuem poços próprios, sendo que nenhum deles onera água dos poços da Prefeitura.