Creches e pré-escolas serão avaliadas pelo Saeb

O MEC (Ministério da Educação) anunciou que o Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) passará por mudanças e ficará mais rigorosa a partir de 2019. Haverá uma reformulação do sistema, que passará a incorporar todas as avaliações feitas na Educação Básica. As escolas terão qualidade da educação infantil (creches e pré-escolas) avaliadas.
A mudança prevê ainda que a análise da qualidade de ensino no 9º ano do Fundamental passará a incluir ciências da natureza e ciências humanas, além de português e matemática, conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), aprovada no final de 2017.

Pelo cronograma do MEC, as mudanças serão concluídas até 2021. Até lá, agendas das avaliações serão unificadas. Com a fusão, a aplicação das provas será feita em anos ímpares e a divulgação de resultados e indicadores, em anos pares.

Em nota, a secretaria de educação informa que “Todas as escolas de educação infantil passarão sim pela avaliação, mas que todas as diretrizes são passadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. Ainda não foram passadas orientações em relação a essa avaliação.” (Colaborou: Leo BIGOTTO CARON)

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS