Cozinheira dá dicas para aproveitar sobras da ceia

A fartura das Ceias de Natal e Ano Novo pode virar, no dia seguinte, sinônimo de desperdício. Muitas vezes a grande quantidade de comida servida não é consumida na mesma noite e aí fica o dilema: o que fazer com as sobras? Com 20 anos de experiência, a cozinheira Eva Rodrigues, 50, ensina algumas dicas para reaproveitar alimentos.

“Podemos fazer novas receitas, como a farofa. Juntamos os restos de peru e frango, e desfiamos. Fritamos a cebola e jogamos as carnes dentro. Misturamos farinha, uvas, pêssego, abacaxi e outras frutas. Fica uma farofa agridoce, uma delícia”, afirma.

OUTRAS RECEITAS

Bolinho de arroz colorido – Em uma bacia, coloque todo o arroz que sobrou da festa. Acrescente meio copo de leite para cada litro do grão. A mesma medida para farinha de trigo. Coloque dois ovos, salsa e cebolinha batidas. Fica com a consistência de um creme. Adicione uma colher de pó royal e frite igual bolinho de chuva.

Canja – Pegue o resto das carnes que sobraram, pique e frite com cebola e bacon. Em seguida, acrescente o arroz. Coloque em uma panela de pressão, com água, e misture o arroz bem temperado.

Brustolado – Pique o bacon e frite com cebola e tomate cortados em quadradinhos. As sobras da ceia devem ser cortadas da mesma forma e fritas com bacon. Acrescente arroz e misture bem. Adicione água e mexa por três a quatro minutos. Coloque farofa pura, mexa e sirva.

Por Daniele Jammal

(Colaborou Thais Lobato)

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS