Cozinha itinerante ensina pratos saudáveis

Crianças da Escola Estadual Olga Mallouk Lopes da Silva participam de aulas de gastronomia

Até a próxima sexta-feira, o Shopping Cidade Norte em Rio Preto recebe o projeto ‘Cozinha Itinerante’, promovido pelo Sesi. As aulas são ministradas em uma carreta adaptada que está no estacionamento do shopping, conhecida como a Unidade Móvel de Vida Saudável.

Toda equipada com aparelhos e utensílios culinários modernos, a cozinha serve de sala de aula para ensinar gratuitamente à população pratos nutritivos, saborosos e saudáveis, com ingredientes baratos e comuns. As aulas são ministradas pela nutricionista Silvia Valiani Marques e a auxiliar de cozinha Marta Lopes.

Segundo a nutricionista, no curso são ensinadas desde receitas doces e salgadas até a parte organizacional de uma cozinha. “Ensinamos preparações saudáveis e econômicas, a correta higienização dos alimentos, pirâmide alimentar, medidas de cozinha e até mesmo como organizar uma geladeira”, comentou Marques.

As aulas são oferecidas desde alunos de escola, projetos, comunidade e até mesmo a idosos. O curso também preparou aulas de culinária especificas para gestantes, idosos e atletas. Na tarde de ontem, os alunos da 2º série da Escola Estadual Olga Mallouk Lopes da Silva participaram da cozinha itinerante e puderam saborear deliciosas receitas saudáveis como o bolo com abobrinha cabotiã, brigadeiro de mandioca e o suco da horta, feito com couve, maracujá e limão.

De acordo com a diretora da escola, Marta Fonseca, já faz parte do cronograma escolar atividades relacionadas à gastronomia, como o gênero de escrita da receita que é desenvolvido com os alunos em sala de aula. “É a primeira vez que a cozinha itinerante vem para a Zona Norte e foi um sucesso. Lá os alunos participaram da preparação dos alimentos e descobriram que podem comer abobrinha feita num bolo, brigadeiro feito com mandioca e até mesmo o suco com couve. Eles adoraram”, disse.

As receitas ensinadas são de pratos saudáveis e econômicos, utilizando alimentos integrais, casca e talos de alimentos, que também tem valor nutricional e evitando assim o desperdício. Foram montadas 12 turmas com cerca de 30 alunos em cada uma. O curso itinerante já está com todas as turmas preenchidas, mas quem se interessar pode participar das aulas que são oferecidas na unidade do Sesi da represa, para mais informações basta ligar no telefone 3224-6611.

 

Por Priscila Carvalho

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS