Cotação do Bitcoin valoriza 900% em menos de um ano

O bitcoin é a primeira moeda digital descentralizada da história. Como seu próprio nome diz: um sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer, uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. Basicamente é o dinheiro da internet.

A ideia do bitcoin foi a de replicar as propriedades do dinheiro físico num ambiente digital. Por isso, essa invenção significa a “digitalização do dinheiro” no sentido mais pleno do termo.

Dhoje Interior

Enquanto a oferta de bitcoins é predeterminada pelas regras do protocolo e assegurada pelos participantes da rede, o seu preço é definido livremente pelo mercado a todo momento.

A cotação da moeda cresceu de forma assustadora em 2017 e já está gerando o temor de uma nova bolha financeira. A procura é tão grande que a moeda teve uma valorização de mais de 900% desde o início do ano.

Para a maioria das pessoas, moeda é um pedaço de papel ou metal com um valor definido. Quem garante que um pedaço de papel vale mesmo é o Banco Central de cada país.

O assessor de investimentos Rodrigo Moraes comenta que, apesar da corrida atrás da moeda e da movimentação econômica que está sendo alta, é preciso muita cautela na hora de investir. “Quem tem interesse em comprar, precisa procurar uma corretora especializada em bitcoins ou alguém de confiança, autorizado a comercializar a moeda. O crescimento se deu pela lei da oferta e procura e ainda não tem uma legislação específica para controle. É um investimento de altíssimo risco”, explicou.

Os europeus ainda não se renderam à ideia, porque acreditam que a moeda incentiva a lavagem de dinheiro e essa opinião é compartilhada por Joseph Stigler, Prêmio Nobel de Economia. Ele diz que devemos exigir da bitcoin a mesma transparência das transações com os bancos. Mas, que se isso acontecesse, a bitcoin simplesmente entraria em colapso.

 

Da Reportagem