Cor não é o principal atributo na escolha da carne

Indispensável nas refeições dos brasileiros, a carne bovina é um item que ainda gera muitas dúvidas na hora da compra. Afinal, quais são os requisitos essenciais que devem ser avaliados nesse momento?
 
O primeiro item é a procedência. Busque na embalagem o selo SIF que assegura que os produtos foram inspecionados pelos fiscais e agentes do Ministério da Agricultura, cumprindo as exigências de segurança alimentar. Dê preferência aos cortes embalados a vácuo, que são comercializados in natura – sem a adição de qualquer conservante. Verifique ainda as datas de produção e validade.
 
E a cor? A cor vermelha não comprova que a carne está boa para consumo. Os cortes embalados a vácuo, por exemplo, ficam um pouco mais escuros pela falta de ar na embalagem, mas, uma vez aberta a embalagem, retomam ao aspecto normal.
 
Os supermercados e açougues também têm um papel importante no processo de qualidade da carne. Para verificar se o produto está armazenado corretamente, basta checar se a temperatura indicada na etiqueta interna está de acordo com a do termostato da gôndola.  
 
Após escolher a carne com os requisitos de segurança alimentar, que tal apreciar o verdadeiro sabor de uma peça de qualidade com um churrasco de contrafilé, que os nossos “hermanos” chamam de bife ancho? A Academia da Carne Friboi ensina uma forma inusitada de temperar o corte! Aproveite!
 
Churrasco de Contrafilé
 
Serve: 6 pessoas
Tempo de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: iniciante
Corte: ponta do contrafilé (também conhecido como filé de costela, noix, entrecôte, bife ancho)
Corte alternativo: coração da alcatra
 
Ingredientes
6 bifes anchos de 200 g cada um
3 colheres (sopa) de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de pimenta-dedo-de-moça sem sementes picada
4 colheres (sopa) de manteiga
100 ml de conhaque
sal grosso a gosto
 
Ingredientes para o acompanhamento
1 maço de aspargos
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta a gosto
 
Modo de preparo
Em uma tigela pequena, misture a manteiga, o conhaque e as pimentas. Besunte os bifes e salpique o sal grosso.
Coloque os bifes na grelha da churrasqueira e asse devagar, até ficarem no ponto desejado.
Para preparar o acompanhamento: besunte os aspargos com a manteiga, polvilhe o sal e a pimenta. Coloque na mesma grelha da carne e deixe dourar.
 
Da Redação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS