Conselhos tutelares estão com inscrições abertas

Foi aberto nesta sexta-feira (17) o prazo de inscrições para o concurso de Conselheiro Tutelar dos Conselhos Norte e Sul. A Prefeitura de Rio Preto disponibilizará 10 novas vagas para o cargo que terá a remuneração de R$ 4.942,46, com uma carga horária de 40 horas semanais. As inscrições vão até o dia 30 de maio.

O processo seletivo será dividido em quatro partes depois que o candidato passar por uma verificação de condicionalidade, deverá fazer uma prova com 40 questões de múltipla escolha, 10 de Língua Portuguesa, 5 de Matemática, 5 de Noções de Informática e 20 de Conhecimentos Específicos e uma redação. As pessoas que acertarem pelo menos 60% das questões passaram para a etapa que consiste em uma prova de aptidão física e avaliação psicológica e por fim os candidatos passaram pelo processo eleitoral.

Dez candidatos passarão no processo eleitoral para exercer o cargo durante três anos e assumirão seus postos a partir do dia 10 de janeiro. Os outros selecionados serão suplentes e chamados caso os titulares tirem férias de mais de 20 dias, venham a falecer ou precisem ser afastados. A data prevista para esta prova é 30 de junho.

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Camila Pacífico, explica que para trabalhar como conselheiro tutelar o profissional não deve só visar a remuneração, mas principalmente ter como foco o bem-estar dos menores que são protegidos.

“Apesar do salário ser bom, nós indicamos que a pessoa venha por amor às mais de 107 mil pessoas que ficam em nossa responsabilidade. Estamos aqui para defender os direitos de crianças e adolescentes”, frisa.

Requisitos

O candidato deve ser maior de 21 anos, ter reconhecida idoneidade moral, morar em Rio Preto há, no mínimo, três anos, estar no gozo de seus direitos políticos, ser formado no ensino médio; não ter sido penalizado com a destituição de cargo de Conselheiro Tutelar nos últimos 10 anos, não registrar antecedentes criminais a ser comprovado através de certidão do cartório Distribuidor local e da Justiça Federal.

A taxa para a realização da prova é de R$ 56,50 e também deve ser paga até o dia 30 deste mês. Para fazer a inscrição ou verificar o edital o interessado deve acessar o site www.vunesp.com.br.

Colaborou Thais LOBATO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS