Conheça os lugares encantadores do Sul do Brasil

Paisagens deslumbrantes, cenários de sonho e de aventura. Gastronomia que agrada aos paladares mais exigentes. E lugares que contemplam desde os amantes do sol, aos apaixonados pelas temperaturas mais amenas. O sul do país tem roteiros inesquecíveis. Confira alguns deles, como o Jardim Botânico de Curitiba (PR), na foto que abre esta página.

São Francisco do Sul/SC

“Datada de 1554, São Francisco do Sul é uma das vilas mais antigas do Brasil e apresenta um belo casario colonial à beira da baía e casas tombadas pelo Iphan. Lá é realizado o Boi de Mamão, manifestação folclórica com elementos comuns ao Bumba Meu Boi nordestino. No litoral, a Prainha é local próprio para surf. Já praia Grande tem dunas e restingas. Enseada e Ubatuba são mais urbanas. A cidade abriga o Museu Nacional do Mar, único no país com embarcações do litoral brasileiro, instrumentos, mapas e equipamentos.

A Ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo teve sua construção inaugurada em 1926. A estrutura de aço tem o peso aproximado de 5.000 toneladas. Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Santa Catarina (SC). Foto: Juan Praginestos

Florianópolis/SC

Florianópolis divide-se em duas partes: uma é a Ilha de Santa Catarina, a outra fica no continente. As duas são unidas pela bela ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões-postais da cidade. A forte influência dos colonizadores portugueses e açorianos é percebida na arquitetura, na culinária e nas manifestações culturais e religiosas de Floripa (maneira carinhosa dos moradores chamarem a cidade). Cerca de 45% da cidade é área de preservação ambiental e há mais de 100 praias cercadas por morros cobertos pela vegetação da Mata Atlântica.

Bento Gonçalves/RS

A cidade é um mergulho na colônia e nos hábitos italianos. A região do Vale dos Vinhedos é uma herança dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil em 1875, trazendo sua forte cultura, arquitetura, culinária e tradição na vitivinicultura, observadas nas pequenas e nas grandes propriedades. O Vale é a primeira região brasileira a apresentar o Selo de Denominação de Origem, e Bento Gonçalves é uma das poucas cidades do país a ter um curso de Técnico em Enologia, sendo atualmente a maior produtora de vinhos finos e uvas do Brasil.

Morretes é uma cidade que possui beleza natural: é rica em montanhas, serras, flora, fauna e rios com águas cristalinas, como rio Nhundiaquara que corta quase toda a cidade formando um conjunto com as árvores e edificações existentes em sua margem. Serviu como primeira via natural de penetração ligando o litoral ao planalto. É atualmente usado para prática de esportes como canoagem, bóia-cross e pescarias. Morretes (PR). Foto: David Rego Jr.

Morretes/PR

Distante apenas 70 km de Curitiba, situada à beira do rio Cubatão e ao pé da Serra do Mar Paranaense, Morretes é uma cidade encantadora, de muita história e de natureza bem preservada. Para começar a sua viagem e aproveitar as belas paisagens dignas de cartão-postal, uma opção é pegar o trem e fazer o percurso pela centenária Estrada de Ferro Morretes-Curitiba, que atravessa todo o conjunto serrano. Você pode apreciar as belezas das montanhas e ter uma vista privilegiada do cânion Garganta do Diabo e da cachoeira Véu da Noiva.

Pousada Quinta do Bucaneiro
Praia do Rosa

Garopaba/SC

Localizada ao sul de Santa Catarina, Garopaba tem algumas das mais belas praias do Estado. Propícias para a prática do surfe, as praias da cidade já sediaram diversos campeonatos internacionais e recebem muitos amantes do esporte todos os anos. Garopaba foi presenteada com lindas montanhas, rios, lagoas diversas e grandes costões, além de suas matas nativas preservadas, com trilhas ecológicas para todos os gostos, e deliciosas cachoeiras, uma excelente opção para quem gosta de ecoturismo.

Canela/RS

Canela é mais uma das incríveis cidades da Serra Gaúcha que valem a visita. Entre as opções de ecoturismo, visite o Parque Estadual do Caracol, uma das paisagens mais conhecidas do Rio Grande do Sul. Nele há uma bela cascata de 131m de altura, além de mirante, restaurantes, lojas e área de lazer. No parque ainda é possível passear no trem da Estação Sonho Vivo, embarcar no teleférico que leva a um mirante de frente para a cascata e para o vale, e ainda fazer esportes radicais como trekking, mountain bike, canyoning e tirolesa.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS