Confira ‘Nos Bastidores da Política’ desta sexta-feira (22)

Duas cadeiras

O presidente do PDT, Carlos de Arnaldo Silva, prevê bom desempenho do seu partido na eleição proporcional, com o objetivo de fazer cadeiras na Câmara, por isso diz que poderá eleger dois vereadores. Segundo ele, a chapa de pré-candidatos será completa com 26 representantes, sendo 18 homens e oito mulheres, como determina a Justiça Eleitoral. “Temos quatro pré-candidatos que irão conquistar mais de 2.500 votos cada”, revelou. O quociente eleitoral, para eleger um vereador, deve ficar em torno de 14 mil votos.

Dhoje Interior

Na ferida…

A pandemia tem revelado que dá para fazer inovação no serviço público para proporcionar economia. Devido ao isolamento social, funcionários da Prefeitura optaram por trabalhar em casa e o resultado tem sido positivo. Um servidor, com experiência administrativa, frisou que o tempo dos grandes prédios destinados à administração, já não se justificam mais. Já os radicais entendem que os concursos, por um bom tempo, também não seriam necessários. Só as áreas da saúde e da educação não se enquadram nessa tese.

União e paz

A reunião entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com governadores, ontem, ocorreu em plena paz. É que o presidente vinha trocando farpas, principalmente com o governador João Doria (PSDB), por causa do isolamento social com o propósito de controlar o avanço do coronavírus. Bolsonaro prometeu liberar R$ 60 bilhões aos estados e mais R$ 60 bilhões em suspensão de dívidas. Doria pediu “união e paz” para vencer a pandemia, Bolsonaro agradeceu. É o caminho: não adianta digladiar enquanto o vírus avança.

Disciplina

A disciplina de uma Nação é tão importante que deveria constar na grade escolar. Só em momento difícil, que necessita de ação da sociedade para atingir uma meta favorável, é que se percebe como a disciplina faz falta na vida de cada um. É o que está fazendo falta neste período de pandemia. Se todos tivessem cumprido à risca desde o começo das medidas restritivas, a situação estaria sob controle. O exemplo de disciplina deveria ter começado pelo presidente, mas sua atitude rachou a sociedade e todos perderam.

Bancada

Ulisses Ramalho, presidente do Patriota, diz que está trabalhando para eleger uma bancada de três vereadores na eleição de outubro. Para eleger três vereadores, sua expectativa é atingir 35 mil votos: “Temos planejamento e estamos cumprindo à risca”, acrescentando que tem os pés no chão. Com chapa completa, 26 pré-candidatos, Ramalho disse que a maioria tem chance de chegar ao Legislativo, porque alguns já participaram de outros processos eleitorais. Pedro Roberto e Zé da Academia já são vereadores pelo Patriota.

Escolar

O governo vai entregar 168 ônibus para atender alunos da rede estadual de ensino. O deputado Itamar Borges (MDB) informou que 36 municípios da região foram contemplados. O parlamentar disse que reivindicou a doação especialmente aos municípios que ainda não haviam recebido veículos do governo e transportavam alunos por meio de frota própria. “Os ônibus garantem qualidade e segurança no transporte dos alunos”, destacou. Ainda bem, tem veículo circulando em alguns municípios pior do que viajar em pau de arara.

Atualiza

Só para atualizar os leitores da coluna, o número de contaminados pelo vírus que veio da China continua crescendo em Rio Preto. Dados da Secretaria da Saúde, divulgados ontem à tarde, revelaram 505 infectados, com 18 mortes. Apesar do aumento, Rio Preto tem 110 casos para cada 100 mil habitantes, abaixo do índice registrado no país. Andréia Negri, da pasta da Saúde, alertou mais uma vez que a melhor forma para não contrair o coronavírus é o isolamento social. “Tem de ter consciência e fique em casa”, recomendou.

Exploração

Projeto determina que, durante a pandemia, o Ministério da Saúde estabeleça semanalmente os valores dos preços mínimo e máximo de medicamentos. O texto em tramitação na Câmara dos Deputados altera o Código de Defesa do Consumidor, e trata dos demais produtos destinados à saúde da população. Em caso de descumprimento dos preços, a multa será de 100% por produto com preço em desacordo com a tabela oficial. Com a crise decorrente do vírus, preços de medicamentos e de produtos estão acima do valor de mercado.

Por Venâncio de MELLO