Confira “Nos Bastidores da Política” desta sexta (3)

MDB ou PSD 

Jean Dornelas (sem partido) anuncia hoje a sigla que irá se filiar para disputar a reeleição. Ele adiantou, no entanto, que está entre o MDB e o PSD, partidos do prefeito Edinho Araújo e do vice-prefeito Eleuses Paiva, respectivamente. Dornelas quer concorrer pelo grupo do prefeito, que vai disputar a reeleição. Apresentador de um programa de televisão com assuntos relacionados aos direitos dos consumidores, o vereador tem expectativa de obter mais de sete mil votos na eleição em outubro.

Dhoje Interior

Positiva

A reunião do prefeito Edinho Araújo (MDB) com 12 vereadores, ontem, na Prefeitura, foi considerada “positiva” pelo governo, com clima de entendimento e de cooperação. O presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP), elogiou o trabalho do secretário da Saúde, Aldenis Borim, no combate ao coronavírus. Sobre a reabertura do comércio, fica como está e uma nova reunião está marcada para 7 de abril para reavaliar a situação.  Já dá para antecipar, porém, que o prazo será estendido até 15 de abril.

Cachê

Os dirigentes de pequenos partidos enfrentam bombardeios de representantes de siglas mais abastadas financeiramente, nesta reta final de filiação, autorizada pela Justiça Eleitoral. O assédio é tão forte que os presidentes de siglas nanicas não divulgaram nomes de pré-candidatos a vereador, até o último momento, para não perderem filiados, com potencial de receber boa votação, para os grandes partidos. Motivo: para conseguir o “passe” do nome almejado, é oferecido cachê generoso.

‘Cascalho’

Um dirigente de uma pequena sigla, sob a promessa de anonimato, revelou que o jogo para conquistar bons candidatos chega a ser cruel. “É duro competir com as grandes siglas”, diz. A força do ‘cascalho’, portanto, faz a diferença para convencer determinado pré-candidato. Esse tipo de assédio é de praxe nos períodos pré-eleitorais. Os espertos vendem seus passes e se forem eleitos, ótimo; se não forem, pelo menos o cachê está garantido. Em 2016, segundo um dirigente, o assédio foi pior.

Procede

A disputa por bons pré-candidatos procede e isso vale para todas as siglas, inclusive, àquelas consideradas grandes. Tanto é que até agora nenhum dirigente divulgou a lista com os nomes que estarão na disputa por uma vaga na Câmara. A informação que eles passam é que os nomes só serão divulgados amanhã, quando se encerram as filiações. No entanto, para cargos majoritários – presidente da República, governador e prefeito – o processo é diferente: quem oferece o cachê é o pré-candidato.

Preço do vírus

O Tesouro Nacional estima que, como resultado das ações para combate aos efeitos da covid-19 e do alívio dos impactos econômicos da doença, as despesas devem superar em quase R$ 400 bilhões. No entanto, o estado de calamidade pública dispensa o cumprimento de metas fiscais neste ano. É o valor que a falta de higiene sanitária na China vai provocar nas contas públicas do Brasil. No montante, não está computado o pagamento dos juros da dívida pública. O preço do vírus será amargo…

Saneamento

Para ter uma ideia do quanto o rombo que o coronavírus chinês vai provocar nas finanças do país, por exemplo, para solucionar o problema crônico de saneamento básico – água, esgotos, resíduos e drenagem – foi estimado em R$ 508 bilhões, no período de 2014 a 2033. A ausência desses serviços provoca prejuízos à qualidade de vida da população, para a economia do país e principalmente para a universalização dos próprios serviços. Por causa dessa pandemia, o prazo estipulado não será cumprido.

 

Chancela

Alex Carvalho, que ocupou cargos de chefe de gabinete e de presidente da Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Preto (Emurb), no governo do ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB), chancelou sua filiação ao PSDB, para disputar uma cadeira na Câmara. Com a saída de Alex do PSB, portanto, é mais um forte indício de que Valdomiro não disputará as eleições para prefeito em outubro. A revoada dos vereadores Celso Peixão (MDB) e Marinho das Bombas (Patriota), por exemplo, esvaziou o partido.

Por Venâncio de MELLO