Confira “Nos Bastidores da Política” desta quinta-feira (26)

Lista definitiva

O presidente do PP, Paulo Pauléra, informou que está aguardando as filiações do ex-vereador Alberto Andaló, do Dr. Odélio, pastor da Quadrangular, e do comerciante Ceará, para fechar a chapa de pré-candidatos a vereador. A chapa terá 26 candidatos, como determina a Justiça Eleitoral. Pauléra informou, no entanto, que 31 almejam legenda para concorrer a uma vaga na Câmara. Informou que as filiações serão encerradas dia 30 de março, para definir a lista definitiva de pré-candidatos.

Dhoje Interior

Longe do corona

O secretário de Governo, Jair Moretti, informou que montou um escritório em sua casa para despachar todo tipo de documentação da Riopretoprev (instituto de previdência social dos servidores municipais), do qual é superintendente. O motivo é ficar bem longe de possível contato com o coronavírus, seguindo orientação das autoridades sanitárias do município. “Hoje, a autarquia é inteiramente digital, por isso estamos nos beneficiando dessa evolução técnica”, contou o superintendente.

Solidão

Como secretário de Governo, Jair Moretti é responsável pelas tratativas com os vereadores do andamento de projetos do Executivo que tramitam na Câmara. O secretário revelou que, como as atividades da Câmara foram suspensas por causa da pandemia, as conversas com os vereadores acontecem através de ligações telefônicas. “Está dando certo”, diz. Segundo ele, a única coisa que o aborrece é a solidão. “Antes (só) lidão do que mal acompanhado com o coronavírus, mas tudo vai passar.” Ainda bem…

Governador

João Dória pediu para que o PSDB lance candidato a prefeito e também chapa de pré-candidatos a vereador para disputar as próximas eleições em Rio Preto. O pedido do governador foi feito ao pré-candidato a prefeito pelo partido, Renato Pupo. Dória teria dito que não se conformaria que o PSDB, numa cidade grande como Rio Preto, não tivesse representantes nas eleições majoritária e na proporcional. A informação é do tucano, ex-vereador César Gelsi, que vai integrar a chapa de candidatos.

Prorroga

Se depender do desempenho político do governo Edinho Araújo (MDB), o coronavírus vai parar de propagar na cidade tão rápido como chegou. A Emurb, que havia suspendido a cobrança na Área Azul até 31 de março, estendeu o prazo até 15 de abril. Conforme nota divulgada ontem, se necessário, a Emurb adianta que poderá ocorrer uma nova prorrogação até que não tenha mais risco da propagação do vírus. Como o comércio está fechado, portanto, não há motivo para ficar circulando pelo Centro.

 

Reforço

Na disputa pela reeleição, o prefeito Edinho Araújo (MDB) deverá contar com o apoio dos partidos aliados PSD, Patriota, PTB, Podemos, PP e PSC. As tratativas com o Avante também estão avançando, informa o presidente Renan Virgíneo. Além de obter apoio das chapas de candidato a vereador, Edinho também ganha o tempo de televisão desses partidos. A decisão final, no entanto, só será conhecida nas convenções dos partidos, que serão promovidas na segunda quinzena de julho.

Sugestões

Marco Rillo (PSOL) enviou ofício ao prefeito Edinho Araújo (MDB) com sugestões para  enfrentar a crise provocada pelo covid-19. “A população tem sido a mais prejudicada e poder público precisa dar a sua parcela de contribuição”, diz. O vereador sugere, por exemplo, que o município entre na Justiça pedindo a suspensão do pagamento de dívidas contraídas junto ao governo federal, e que a Prefeitura interrompa a cobrança de dívidas de contribuintes de baixa renda, em dificuldade financeira.

Impasse

Enquanto governadores e prefeitos se mobilizam para combater a pandemia do coronavírus, adotando medidas radicais para controlar a propagação da doença, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se posiciona contra as decisões sanitárias. Para ele, o vírus provoca apenas “gripezinha” ou “resfriadinho”, portanto, as medidas podem estrangular com as finanças do país. Diante do impasse, a população fica em dúvida e quem pode ganhar força é o vírus, que já matou milhares pelo mundo.

Por Venâncio de MELLO