Confira a coluna ‘Nos Bastidores da Política’ deste sábado (30)

Nota 10

O professor Diego Mahfouz Faria Lima disse que vai disputar uma cadeira na Câmara em outubro. Conhecido internacionalmente por ter desenvolvido projeto com o objetivo de melhorar a educação, na Escola Darcy Ribeiro, Zona Norte, ganhou prêmios, por exemplo, Educador Nota 10 e Educador do Ano pela Fundação Victor Civita e Roberto Marinho, em 2015. Revelou que não tinha pretensão de entrar na política, porém, depois de avaliar o convite, anunciou que é pré-candidato a vereador pelo MDB. “Aceitei o desafio”, frisou.

Dhoje Interior

No limite

Edinho Araújo (MDB) não quer dar passo maior que a perna, por isso foi econômico na sua decisão em flexibilizar as medidas restritivas de combate ao coronavírus. Por enquanto, reabertura de salões de beleza, bares, restaurantes e academias nem pensar.  Shoppings centers só com 20% da capacidade de lotação. A decisão do prefeito continua embasada no decreto estadual divulgado pelo governador João Doria (PSDB). Rio Preto está na fase 2, ou seja, um ponto acima do limite crítico como sinaliza o decreto estadual.

Interditado

O presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP), reivindica ao DNIT para que abra ao trânsito o viaduto sobre a rodovia BR-153, que liga a vicinal ao distrito de Talhado à avenida Danilo Galeazzi, no João Paulo II. Por causa da interdição, o vereador diz que os motoristas têm de percorrer um desvio de cinco quilômetros: “O viaduto está pronto e interditado”. Pauléra diz ainda que o trânsito intenso está estrangulando o comércio na avenida Galeazzi. “São empresas de pequeno porte e estão sendo prejudicadas”, diz.

Significado

Para o prefeito Edinho Araújo (MDB), a remoção da estrada de ferro da área central de Rio Preto tem significado do tamanho da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná. O prefeito sempre diz que lutou por 28 anos junto ao governo federal para concretizar as obras. O contorno ferroviário vai tirar do centro da cidade as composições de cargas com até 100 vagões. Como o trânsito de veículos é intenso durante o dia, principalmente no cruzamento da rua Bernardino de Campos, a remoção vai acabar com os congestionamentos.

Contesta

A pré-campanha eleitoral ainda engatinha por causa do coronavírus, porém, em Ipiguá está quente nos bastidores. O presidente do Podemos, Nivaldo Avelino, disse recentemente que o atual prefeito da cidade, Emílio Pazianoto (Solidariedade), iria apoiar o ex-prefeito Efraim Garcia Lopes (DEM). Contestando a informação, Pazianoto esclareceu que não declarou apoio a nenhum nome, e que o pré-candidato que receberá seu apoio está sendo definido junto à sua base de sustentação política. “A informação não procede”, rechaçou.

Apoio amigo

O presidente do Patriota, Ulisses Ramalho, reuniu o grupo de peso-pesado do partido para levar apoio amigo ao governo Edinho Araújo (MDB), neste período de pandemia. Ramalho, juntamente com os vereadores Pedro Roberto Gomes e Zé da Academia, foram recebidos pelo secretário de Governo, Jair Moretti. A reunião, diz Ramalho, teve o objetivo de reafirmar o compromisso de apoio ao governo, que adotou postura correta no combate ao coronavírus. Marinho das Bombas não participou porque está de bebê novo em casa.

À risca

O secretário de Governo, Jair Moretti, disse que cumpre a quarentena à risca, como determina as autoridades da saúde, para não ser surpreendido pelo coronavírus. “Estou há mais de 60 dias despachando em casa”, contou. Como a situação de controle à covid-19 está sob controle, Moretti diz que a partir do dia 1° de junho volta a despachar no seu gabinete, na Prefeitura, onde recebe os vereadores para discutir assuntos relacionados ao governo. “Eu vou usar máscara”, avisa. Então, sem máscara ninguém será atendido.

Considerável

O vice-prefeito Eleuses Paiva (PSD) também está se resguardando neste período de isolamento social, porém, sabe que tem de se preparar para gastar sola de sapato assim que começar a campanha eleitoral. O calendário eleitoral, por enquanto, está mantido pelo TSE, mas, dependendo da evolução do coronavírus, poderá sofrer alteração. Independente disso, Eleuses continua firme ao lado de Edinho Araújo (MDB) na disputa pela reeleição. Além disso, Eleuses também traz consigo a estrutura do PSD, que é considerável.

Por Venâncio de MELLO