Confira a coluna de Waldner Lui desta sexta-feira (25)

Um destaque para a elegante Elza Vetorasso Mendes, esposa de Quirino Mendes, que ganha neste domingo, os cumprimentos pelo seu aniversário e por causa da pandemia, comemora apenas com os plus intimes. Nessa foto, Quirino e Elza estão ao lado de sua neta a médica Maria Flávia Vetorasso Mendes.

CALÇADÃO I

Alegando que as decisões foram tomadas na calada da noite, e só se deram conta agora, os comerciantes do Calçadão se armam até os dentes – no sentido figurado, claro- contra a autorização de passagem de veículos pelos locais que sempre estiveram fechados ao trânsito. Alegam que durante os mais de 20 anos do advento do Calçadão, nunca o trânsito da cidade esteve prejudicado por causa dos poucos quarteirões fechados ao trânsito.

Dhoje Interior

CALÇADÃO II

Querem que durante o dia permaneçam fechados aos carros e motos, como um boulevard, um shopping a céu aberto, atraindo visitantes da região, favorecendo o comércio, sem o perigo de atropelamento de uma criança, ou como já registrado em outras cidades, onde bandidos saíram em disparada depois de um assalto, colocando a vida das pessoas em risco. À noite, a passagem de carros não criaria problemas. Estão se reunindo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luis de Souza e colhendo assinatura num abaixo-assinado e procurando respaldo jurídico. Vem muito assunto por aí.

Ganha idade nova hoje, o médico Luiz Celso Prado de Carvalho, o Toco, figura muito querida do high. Na foto, com a mulher Cristina Lemos, durante circulada europeia.

MEU NOME É GAL

Se você gosta de música de alta qualidade, tem um programaço que esta coluna sugere para amanhã, às 22 horas. A voz aveludada de Gal Costa, ícone da Tropicália e da Bossa Nova, completa 75 anos e para comemorar, fará sua primeira live com transmissão na TV pela TNT e no Youtube.

ANIVERSÁRIOS

ESSES OS ANIVERSÁRIOS DA SEMANA: 25, sexta-feira: Dia Nacional do Trânsito,Luiz Celso (Toco) Prado Carvalho, Regina Helena Chueire, Patrícia Eugênio Dias, Antônio Roberto Bozzola, Catherine Zeta-Jones, Michael Douglas, Glória Perez, Pedro Almodóvar, Cassio Luis Giorgi. 26, sábado: Dia Interamericano da Relações Públicas, Ângelo Luiz Maset e Mariângela Del Campo Maset, Divaldo Antônio Tonelli Gusson, Gal Costa, Helcius Pitanguy, Luiz Fernando Veríssimo, Márcio Constantino Mimessi. 27, domingo: Dia de São Cosme e Damião, Dia do Ancião, Dia Mundial do Turismo, Elza Vetorasso Mendes, Renato Oger, Júnior Conte, Luisa Bueno Lopes, Aimar Matarazzo Ribeiro, Denis Carvalho, Gelson Hallal, Marcela Pinotti Massucatto, Octávio Elias Mussi, Quim Arnaldo Silva, Renato Silveira, Vera Mossa. 28, segunda-feira: Dia da Lei do Ventre Livre, Dom Antônio Cabrera Mano Filho- Cônsul Honorário de España em Rio Preto; Brigitte Bardot, Maria Lúcia Villanova Almeida Cherubini,Vera Lúcia Villanova Almeida de Paula, Roberta Miranda, Amaury Júnior, Roberto José Mussi, Taís Navarro da Cruz,Tereza Collor, nasceu em Fontana Liri, na Itália Mem 1924, o ator Marcello Mastroianni,que morreu em 1996 em Paris aos 72 anos; José Gabriel Pavão Battaglini, Lucia Buchalla Bagarelli. 29, terça-feira: Dia do Professor de Educação Física, Alexandre Bozzola, Cid Moreira, Jaqueline Romani, Nelsinho Sestini dos Santos, José Antônio de Freitas Munia, Mauro Vechiatto, Nivia Valle Kouyoumdjian. 30, quarta-feira: Dia da Secretária, Dia Nacional do Jornaleiro, Dia Mundial do Tradutor, Taisa Lemos, Orestes Tonelli, Carlos Henrique Anselmo Abrahão, Daniel Filho, Gilberto Barbosa, João Leopoldo Dalul Filho, Minas Kuyumjian Neto, Em 1955-morreu o ator James Dean aos 24 anos; em 1968, morreu Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta) aos 45 anos. 1, quinta-feira: Dia Internacional da Terceira Idade, Dia da Santa Terezinha, Dia Nacional do Vereador, Data Nacional da China, Dia do Caixeiro Viajante, Flávia Nader Bassitt,Arlete Ribeiro, Cecília Urbinatti Ribeiro, Bernadete Maluf Cocenzo, Marco Túlio Faria Abudi, Julie Andrews, Vera Dias, Eduardo Gorayeb.

Rosy Verdi encerrou ontem sua quarentena no México, necessária a todos os brasileiros até completar os 15 dias do protocolo do Covid 19, exigido pelas autoridades norte-americanas, antes de serem autorizados a entrar nos Estados Unidos. Ela já está em Boca Raton. Na terra de Diego Rivera, aproveitou para passar o tempo curtindo as praias da Isla Mujeres, do Mar das Caraíbas e da Riviera Maia a poucos quilômetros da costa de Cancún Na foto,em Isla Mujeres. Beirando os 80 anos, Rosy exibe um corpo de fazer inveja à Jane Fonda.

VAI COMEÇAR

A partir deste domingo, 27 a campanha eleitoral toma de assalto as mídias sociais, Internet, carros de som e distribuição de santinhos. As campanhas eleitorais por rádio e tevê começam dia 9 de outubro e terminam dia 12 de novembro. São 90 minutos por dia. Candidatos a prefeito vão ter programas fixos de 10 minutos, duas vezes por dia de segunda a sábado: na hora do almoço e do jantar: 13 às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

CANCELADA

Confirmando notícia publicada aqui na edição passada, a Prefeitura de Rio Preto cancelou mesmo no dia de ontem, a Exposição de Animais deste ano, que estava marcada para outubro e só deverá ser realizada no ano que vem. Nem a possibilidade de realizar um evento virtual no lugar do presencial, hipótese aventada pelo secretário Pedro Pezzuto, da Agricultura, foi aprovada.

Duplo motivo. O casal de arquitetos Baulio e Laura Arroyo Vitagliano comemora o nascimento de sua segunda filha, a Helena que veio fazer companhia para a irmãzinha Stella e brinda neste sábado, dia 26, o aniversário da mammy Laura.

DE LUTO I

A haute cuisine está de luto. Morreu quarta-feira, aos 92 anos, devido a um infarto, o celebrado chef francês Pierre Troisgros, um dos principais nomes da “nouvelle cuisine”. Ele estava em sua casa em Le Cotêau, na França, nas proximidades de Roanne, onde comandou restaurantes.

DE LUTO II

Era pai do chef e apresentador Claude Troisgros, o fundador de restaurante com cotação máxima no “Guia Michelin”. Pierre Troisgros era um dos chefs mais incensados da França, a quem a gastronomia de qualidade sempre prestou reverência. Seu filho Claude, comanda vários restaurantes no Rio – e acaba de chegar a São Paulo com seu primeiro endereço – e é estrela cintilante nos programas gastronômicos e reality shows da televisão.

DE LUTO III

A França se posicionou na vanguarda da culinária desde a sua colocação como líder da alta gastronomia e seu envolvimento no Gastroturismo, além da criação da bíblia gastronômica: o Guia Michelin. Pierre Troisgros pontificava entre renomados chefs franceses como Paul Bocuse, Alan Decasse, Daniel Bouloud, Joël Robichon, Jean-Christophe Novelli, Erick Jacquin, Guy Savoy, Alain Passard entre outros.

Por Waldner LUI