Conexão Capivara: Gabinete – fi nalmente – vazio

Foto ARQUIVO/DHOJE

A pressão – inclusive do Ministério Público – fez efeito. Nesta terça-feira (31), Igor Carlos Gonçalves, que ocupava a chefia de gabinete do vice-prefeito, pediu demissão.

A exoneração ocorreu dias depois de reportagem da TV Tem revelar que Gonçalves ocupava a função mesmo após o afastamento do vice Eleuses Paiva (PSD), ocorrido em janeiro deste ano para se dedicar à sua candidatura de deputado federal. O fato de um vice-prefeito ter um assessor, por si só, já era estranho.

Dhoje Interior

Afinal, vice é expectativa de cargo e não tem função alguma na estrutura administrativa e política do município. Pior ainda quando não há vice algum em Rio Preto há seis meses. O promotor Sergio Clementino solicitou informações à Prefeitura sobre as atividades de Gonçalves desde o afastamento de Eleuses. E, dependendo da resposta, pode solicitar inclusive a devolução dos salários que recebeu desde janeiro deste ano, aproximadamente R$ 5 mil por ano.

Essa não é a única encrenca que envolve o agora ex-chefe de gabinete de Eleuses. Ele também faz parte da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), responsável por julgar os recursos de multas aplicadas aos motoristas em Rio Preto. Além dele, o subprefeito de Talhado e presidente do MDB municipal, Pedro Nimer, e o tesoureiro do PR, Sérgio Pursino, fazem parte das Jaris mesmo sem possuírem conhecimentos técnicos sobre a legislação de trânsito – o que é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Cada um recebe R$ 900 por sessão da junta.

As nomeações políticas para a Jari também estão sob avaliação do Ministério Público, com o promotor Cláudio Santos de Moraes. Gonçalves, de acordo com o gabinete do prefeito Edinho Araújo (MDB), permanece na junta. Ao menos em relação ao gabinete de vice-prefeito, a decisão foi rápida. Afinal, estamos já no período eleitoral e um desgaste desses é tudo o que o vice-prefeito afastado Eleuses Paiva não quer para a sua campanha a deputado federal.

 

Clique aqui e confira na íntegra a coluna deste quarta-feira(01)