Conexão Capivara: BOLSONARO 58%, HADDAD 42%

Foto Divulgação

Primeira pesquisa eleitoral realizada após o 1º turno das eleições presidenciais coloca Jair Bolsonaro (PSL) 16 pontos à frente de Fernando Haddad (PT). O levantamento foi divulgado na noite desta quarta-feira pelo Datafolha, que ouviu 3.235 pessoas em 227 municípios. A diferença entre os dois é praticamente a mesma a verificada no último domingo (7), quando o capitão cravou 46% e o petista conquistou 29% dos votos válidos.

Apesar de os dois terem absorvido os votos de maneira uniforme nesta primeira pesquisa, o Datafolha revelou também que, enquanto os eleitores de Ciro Gomes (PDT) devem ir de Haddad, os de Geraldo Alckmin (PSDB) tendem para Bolsonaro. O mesmo ocorre com João Amoêdo (Novo) e Marina Silva (Rede), cujos eleitores tendem a votar em Bolsonaro e Haddad, respectivamente. O capitão ganha em todas as regiões do País, com exceção do Nordeste. No Sudeste, lidera com folga – 55% a 32% dos votos totais.

No Nordeste, são 52% contra 32% a favor de Haddad. Outro dado interessante é que Bolsonaro lidera entre os mais ricos e escolarizados, enquanto o petista tem melhor desempenho no outro extremo. Entre os evangélicos, o capitão dá uma lavada: 60% a 26%. Entre os católicos, a disputa é equilibrada em 46% a 40%, ainda a favor de Bolsonaro. O horário eleitoral gratuito – que no 1º turno praticamente não fez diferença no voto – volta a ser veiculado na sexta-feira (12), com a diferença de que Bolsonaro e Haddad terão o mesmo tempo de exposição: 5 minutos cada no rádio e na TV.

O 2º turno começou como terminou o 1º. Agora é acompanhar como a campanha vai se desenrolar até o dia 28 de outubro.

 

Clique aqui e confira na íntegra a coluna desta quinta-feira (11)

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS