Comer, Beber e Afins: Vem aí o Braseiro Entrecortes no Riopreto Shopping

Flávia Costa e Renato Nasser: sucesso com eventos de gastronomia

O festival que colocou São José do Rio Preto oficialmente no calendário dos maiores eventos de churrasco do Brasil deve ganhar uma versão pocket (menor) no Riopreto shopping, no segundo semestre. “A parceria com o Riopreto Shopping promete. Queremos fazer lá uma prévia da próxima edição, que acontece em novembro na Swift”, conta Flávia Costa à coluna.

O assador Helvécio vai trazer seu jacaré na grelha para Rio Preto

O Braseiro Entre Cortes, lançado neste ano pela dupla de empresários Flávia e Renato Nasser, da Costa & Nasser, foi um sucesso tão estrondoso que originou o Braseiro Araça Texas BBQ (realizado em Araçatuba) e terá duas novas versões em Rio Preto ainda este ano: uma será a versão pocket, com menos assadores, no estacionamento do Riopreto Shopping, e a outra terá cerca de 25 estações e está programada para acontecer em novembro, na Swift, com nomes estrelados do mundo da fumaça. A ideia de fazer nova edição neste ano é para organizar a agenda dos organizadores, que pretendem realizar ao menos dois eventos anuais.

Eventos de churrasco com estações reunindo assadores de várias vertentes e especialistas em cortes de carnes nobres, já são tradição em várias partes do Brasil. A principal referência para os rio-pretenses é o Bárbaros BBQ, que acontece em Americana e Sorocaba (desde 2016) e atrai cada vez mais público em suas edições e a Churrascada, que acontece em várias cidades do país em datas diferentes e são os principais do Brasil.

O varal de aves do assador Renato Gil: carne defumada e saborosa

Inspirados nessa onda, Flávia e Renato, que comandam há 10 anos a Feijoada dos Amigos, investiram na praia dos assadores e o resultado foi sucesso. “Conseguimos preencher uma lacuna. Nosso objetivo é oferecer uma experiência nova para as pessoas e acho que deu certo. O desafio é diversificar e melhorar ainda mais”.

Diante dessa perspectiva, os dois planejam uma festa diferente da anterior para novembro, quando serão 25 estações de churrasco com assadores que são chefs e proprietários de restaurantes, de Rio Preto e região.

O evento no Riopreto Shopping está sendo formatado, mas segue a ideia de unir bom churrasco com música e entretenimento, num local inusitada e faço acesso ao público. A data está prevista para a Primavera, ou seja, quando entrar setembro será divulgada. Confira na Conversa com o Chef, abaixo, o que vem por aí, por Flávia Costa.

 

Conversa com A Chef 

 

Flávia com o assador (e ator) Duda Nagle, que foi destaque no Araça Texas

Flávia Costa

Ela é advogada, tem 39 anos e está à frente de dois eventos que unem boa comida, diversão e música de qualidade. Flávia Costa é sócia da Costa & Nasser, empresa criada junto com Renato Nasser para comandar a tradicional Feijoada dos Amigos e mais recentemente, O Braseiro – Entre Cortes. Ela conversou com a coluna sobre a estreia no mundo do churrasco, conhecido entre os assadores como mundo da fumaça.

Comer, Beber e Afins em Rio Preto – São José do Rio Preto está oficialmente no mundo da fumaça. O Braseiro – Entre Cortes preencheu uma lacuna?
Flávia Costa – Sem dúvida. A gente viu esse nicho, até porque, Rio Preto, é uma cidade ‘churrasqueira’, então, apostamos no evento, o público gostou e acabou aceitando a ideia. A gente reformulou três vezes, a primeira edição em Rio Preto, aumentando o número de convidados e, consequentemente, toda a estrutura, para atender o público que queria prestigiar o evento. E vem outros por aí.

Comer, Beber e afins – O Braseiro Entre Cortes deu origem ao O Braseiro Araça Texas BBQ, em Araçatuba, e agora vocês farão outro em Rio Preto ainda este ano. Por quê?
Flávia – Sim. A nova edição de Rio Preto deve ser em novembro. Estamos apenas avaliando o local, pois novembro é chuvoso e temos que ter um plano B para um lugar fechado, no caso de chuvas. Mas, queremos um lugar aberto e a Swift, onde ocorreu a primeira edição, é perfeita. Naquela oportunidade, falamos ao prefeito (Edinho Araújo), que iríamos elevar o nome de Rio Preto, com a realização do evento, isto porque O Braseiro Entre Cortes traz muita gente de fora, tem visibilidade nacional e acaba por movimentar muito o comércio da cidade (hotéis, restaurantes, farmácias etc). Os assadores trazem convidados, além dos voluntários que os auxiliam. A Swift tem a cara do O Braseiro: rústico, com um cenário natural lindo, conta até com o trem passando para completar a atmosfera bucólica. Nosso desafio é, se preciso, encontrar um lugar fechado à altura, mas temos já uma opção… Vamos fazer outra edição nesse mesmo ano para regular nossa agenda, a partir de então O Braseiro em Rio Preto será anual, mas ocorrerá também em outras cidades.

Comer, Beber e afins – O evento começou grande, com 20 estações de churrasco. Quantas pessoas movimentou?
Flávia – Foram 24 estações de carnes desde bovina, suína, frango e peixe. Também contou com estação de legumes e até sobremesa. Atendemos 2 mil pessoas no evento. Já no O Braseiro Araça Texas BBQ tivemos um público em torno de 1,5 mil pessoas.

Comer, Beber e afins – Em novembro virá maior que o primeiro?
Flávia – A ideia é manter o padrão de qualidade. Não queremos uma festa grande, em se tratando de público, mas com qualidade. Vamos aumentar um pouco para atender uma demanda que ficou carente, mas um pouco só. Vamos abrir para participação de outros restaurantes de Rio Preto e região e também assadores que não participaram antes. Temos uma lista imensa de assadores que queremos que venham participar. A cada evento temos que alterar, fazendo algo cíclico. O público precisa ter experiências novas. Se toda vez tivermos os mesmos assadores, não vamos oferecer novidades em formas de assar e cortes diferentes. Em Araçatuba tivemos jacaré e ostra. Aqui não teve. Esse tipo de novidade pretendemos trazer na segunda edição.

Comer, Beber e afins – Você é advogada e agora comanda as maiores festas da cidade. Como é para você essa vertente: um desafio, um hobby, uma nova área de atuação?
Flávia – É tudo isso que citou, menos um hobby. É um trabalho muito sério, que começou sem pretensão, mas um trabalho que colocamos toda nossa energia e boa parte de nosso tempo. Nós sempre recebemos convites para fazer eventos. Mas, sempre achávamos que seria trabalhoso. Meu plano A é a advocacia, minha profissão e paixão. Mas, decidimos fazer O Braseiro, ideia minha, depois que Renato, meu sócio, foi em um festival de churrasco e voltou empolgado, me mostrando como foi. Aí decidimos fazer em comemoração aos 10 anos da Feijoada dos Amigos. Nasceu assim.

Comer, Beber e Afins – O Braseiro superou a Feijoada em público? Um pode refletir no outro?
Flávia – Não. São eventos diferentes. O público também é diferente é, claro, que já ter feito 10 edições de uma feijoada que prezamos pela qualidade trouxe credibilidade ao público para participar de um evento novo como O Braseiro. Somos muito gratos a isso!

Comer, Beber e afins – A festa dá lucro, é um desafio que vale a pena?
Flávia – Dá retorno financeiro. Mas fazemos por prazer, pois é trabalhoso e desafiador. Temos um Staff que trabalha conosco mais próximo durante os eventos. Mas, a elaboração do evento somos só nós dois, eu e Renato. Fazemos por tesão mesmo. E vamos fazer dois, um no início do ano, outro no final. E, claro, O Braseiro Araça Texas BBQ, no meio do ano. Três, na verdade então, ou quem sabe outros (risos).

Comer, Beber e afins – O que esse sucesso com os eventos trouxe para você em termos profissionais?
Flávia – Credibilidade. Até mesmo na área jurídica, as pessoas já nos conhecem dos eventos e sabem que temos um trabalho sério.

Comer, Beber e afins – E qual a novidade que está programada e é resultado disso tudo?
Flávia – Estamos com uma parceria bacana com o Riopreto Shopping e vamos fazer uma edição pocket do O Braseiro Entre Cortes lá. Ainda não fechamos os detalhes, mas a intenção é fazer essa prévia no segundo semestre.

Almoço Blue Jasmin
O Blue Jasmin, bistrô no bairro Redentora, agora abre aos domingos para almoço. Neste período tem Festival de Risotos. A sequência com couvert + entrada + risoto custa R$39. O Blue Jasmin fica na Rua XV de Novembro, 4050. O point abre de quarta à sábado para jantar. Lá também happy hour e som de blues e jazz, a partir das 22 horas. Telefone para reservas (17) 3353-6855.

Outback + Colorado
Até 7 de agosto, o Outback Steakhouse e a Cervejaria Colorado estão juntos em uma ação na qual ao comprar três cervejas Outback Colorado (R$ 19,90 cada), os clientes levarão a quarta por conta da casa. A promoção é válida em todas as unidades da marca no Brasil enquanto durarem os estoques, para consumo no restaurante ou para viagem. A cerveja tipo Rye Light American Wheat Beer (feita de trigo) é apresentada em uma garrafa de 600 ml e traz na receita lúpulos da Austrália, centeio e açúcar mascavo. Inspirada no pão australiano do Outback, a cerveja tem 7% de teor alcóolico e é ideal para quem aprecia bebidas cremosas e encorpadas.

 

Por Ellen LIMA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS