Comer, Beber e Afins: O Braseiro: Chefs e experts do Brasil trazem o melhor do churrasco a Rio Preto

No dia 10 de março, a Swift, prédio emblemático e parte do patrimônio histórico de São José do Rio Preto, localizado no Lago 1 do Parque da Represa, um dos cartões postais da capital dos grandes lagos, sedia um evento que está sendo preparado para firmar bandeira no calendário anual da cidade.

Um dos Chefs estrelas do GNT, Felipe Bronze dará aula sobre churrasco

O Braseiro surge como festa open bar e open food, mas tem nuances de uma novidade gastronômica promissora. “É um evento gastronômico, não é uma balada”, ressalta Flávia Costa, que junto com o sócio Renato Nasser, convidou nomes estrelados do cenário nacional como os Chefs Jefferson Finger, do Barbacoa de São Paulo, Felipe Bronze, Chef estrela do programa Perto do Fogo (do canal GNT) e Jimmy Ogro, especialista em porco (e Chef fixo no programa Mais Você, de Ana Maria Braga, na TV Globo). O evento terá ainda Chefs locais como Alexandre Badaró, do Empório Nhô e o americano Alexis Valderrama da Ash – American Smoke House (instalada no bairro Redentora), entre outros.

Flávia Costa e Renato Nasser querem repetir o sucesso da Feijoada dos Amigos agora num evento de churrasco

O Braseiro trará outros experts em churrasco, divididos em 20 estações de carne, onde serão servidos desde dry aged a shoulder e outros cortes modernos com carne de bois red e black angus e também linguiça cuiabana, T-bone, varal de aves e embutidos diversos. Uma dessas estações é de Renato Gil, engenheiro paulistano que percorre o Brasil assando carnes e experimentado sabores e está numa entrevista exclusiva nesta página.

“Teremos outros degustes, como de sorvete (a marca Ben & Jerry’s já fechou) e drinks da moda e até de vinho, estamos em busca de parceiros”, destaca Flávia. Ela define o público alvo como “pessoas que estão em busca de qualidade”. Ou seja: as classes A e B e formadores de opinião. Ela já avisa que o objetivo é amplo: “Queremos um evento que eleve o nome de Rio Preto e se fixe no calendário gastronômico anual da cidade”.

Jefferson Finger é dono do estrelado Barbacoa (SP): primeira vez em Rio Preto

Flávia e Renato são os idealizadores da Feijoada dos Amigos, que começou há 10 anos no fundo do quintal da casa dela e atualmente atrai centenas de convidados de várias cidades. “Assim como fazemos na Feijoada, teremos 20 boas opções dentro de uma festa só”. O Braseiro surgiu para comemorar os 10 anos desse encontro que é a Feijoada dos Amigos (e que este ano será em 26 de maio).

Os ingressos para O Braseiro já estão à venda e custam R$180 para mulheres e R$200 para os homens.

Para comprar, acesse: www.bilheteriadigital.com/o-braseiro-10-de-marco

 

Conversa com Renato Gil

Ele é engenheiro, tem 45 anos, paulistano da gema. Mas, além de construir prédios, percorre o Brasil em eventos de churrasco para fazer o que gosta. Seu hobby virou esporte profissional, que ele pratica sempre que pode. Renato Gil é especialista em churrasco na parrila, no fogo de chão e em tudo que for resultar num bom corte assado. Ele estará numa das 20 estações de carne do evento O Braseiro, que acontece dia 10 de março, na Swift em Rio Preto.

Comer, Beber e Afins – Um bom churrasco combina com…
Renato Gil – Combina com bons amigos, boa carne e cerveja gelada!

Comer, Beber e Afins – Dry Aged ou Shoulder de Wagyu?
Gil – Gosto muito das duas opções, já provei cortes de Wagyu submetidos ao processo Dry aged e ficaram sensacionais… Porque não um shoulder de Wagyu Dry Aged?

Comer, Beber e Afins – As carnes nobres ainda estão em ascensão no Brasil?
Gil – Sim e muito! Hoje em dia o consumidor está mais exigente e o valor de alguns cortes deste tipo de gado não é alto em função da exploração de novos cortes do dianteiro bovino. Cortes que antigamente não eram explorados, hoje são bem aceitos pelo consumidor final.

Comer, Beber e Afins – A carne mais suculenta (e preferida) no Brasil ainda é a picanha?
Gil – A picanha pode se dizer que é queridinha nacional. Mas, os meus cortes preferidos são o Ancho e a Costela.

Comer, Beber e Afins – O sertão do Noroeste (onde fica Rio Preto) aprecia um bom porco no rolete. Você sente a preferência das diferentes regiões aonde vai? Podemos dizer que o Brasil é carnívoro?
Gil – Muito carnívoro! Tenho muitos amigos carnívoros espalhados pelo Brasil de norte a sul sempre presentes nos principais eventos e festivais do porte do Braseiro.

Comer, Beber e Afins – A tradicional costela de chão ainda é uma delícia que predomina no Sul?
Gil – Costela no fogo de chão é um corte sensacional, tradição no sul e presente em todo bom churrasco no Brasil todo. Não pode faltar!

Comer, Beber e Afins – Qual sua dica para um churrasco perfeito?
Gil – Carne de qualidade e não ter pressa. O preparo deve acontecer com carinho e paciência.

Comer, Beber e Afins – Na Parrila o churrasco é mais saboroso?
Gil – Sim, principalmente com um toque de lenha, boa carne e principalmente bom piloto, não adianta ter um avião se você não sabe pilotar.
ComerBeber e Afins – Sua estreia em Rio Preto representa…
Gil – Oportunidade de compartilhar conhecimento e aproveitar um bom churrasco.

Nota: Parrilla é um sistema de grelhas móveis usadas e criadas pelos uruguaios e argentinos para preparar carnes. Wagyu é uma raça de gado japonesa. Dry Aged é uma técnica de maturação a seco em câmara fria.

A pizza açaí é perfeita para o verão

Pizza gelada
A pizzaria Empório Luna inova: acaba de lançar uma pizza que é a cara do verão: a pizza de açaí. Ela vem gelada.

Wine
Os apreciadores de um bom vinho tem mais uma opção: acaba de abrir no shopping Iguatemi o Brindiamo, um wine bar, que serve vinho com petiscos. Nesta terça-feira (23) eles receberam imprensa e convidados para apresentar a novidade.

Sabores do Brasil
O Vila Aurora Botequim está realizando a segunda edição do Festival Sabores do Brasil. Neste ano, o cardápio traz pratos típicos da região sudeste. Tem opções como carne de lata, típico de Minas e buraco quente, típico de São Paulo. Confira, o bar está agora na avenida Potirendaba, 1295.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS