Comer, Beber e Afins: DiCaroli Café lança cardápio tropical para o verão

O DiCaroli fica na região Leste de Rio Preto

Um café com jeito de bistrô, que tem espaço para reuniões de trabalho e pequenas festas: o Dicarole ainda não completou um ano e está consolidado como opção gastronômica para quem aprecia chás, cafés, doces, bolachinhas e afins. O point fica na região Leste de Rio Preto, em frente ao Lago 3 do Parque da Represa. Nesta quarta-feira (30) foi lançado o novo cardápio de verão. Ele vem com vitamina de açaí misturada com banana, morango e laranja, chás gelados, capuccinos gelados e para comer, wraps (pão folha) recheados com frango, carne, queijo e cream cheese, entre outras opções como o açaí na tigela.

A proprietária Ana Paula Carnicer comemora o sucesso da casa, sempre cheia.
O DiCaroli fica na Avenida Nadma Dhama, 1.975, no espaço Lux Mall.

 

ELLEN LIMA
Jornalista diplomada pela Unesp Bauru e com pós-graduação em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero/Faperp. Vasculha e transita dia e noite pelas mídias digitais. Escreve, analisa e comenta sobre entretenimento, gastronomia, política, Rio Preto e afins. É natural de Garça/SP e, há 17 anos, reside em São José do Rio Preto. Vai conversar aqui sobre comer, beber e quem sabe, rezar e amar. Site:
www.ellenlimablog.com.br

Ana Paula Carnicer e José Carmo Oliveira: aposta num café estilo bistrô
Influencers digitais e colunistas foram conferir as novidades
As bombas de chocolate estão entre as delícias do cardápio

Conversa com o Chef

Marinho Bispo Xavier, 48 anos, é natural de Aracajú (SE), estudou gastronomia no Senac de Águas de São Pedro e atua como chef há 20 anos. Já passou pelo Varanda do Golfe, Ligúria, Saint Paul e hoje divide seu tempo entre uma cafeteria e um hotel. É especialista em massas.
Comer,Beber e Afins – Qual o período que mais lhe marcou nessa carreira em meio às panelas e o fogão?

Marinho Xavier – Foi quando comecei. Tinha 19 anos e vim do Nordeste para o litoral de São Paulo. Comecei lavando pratos. Fiquei impressionado com o funcionamento de uma cozinha, com todo o processo de preparação, aquele pessoal todo envolvido. De cara eu quis saber tudo. Pedi para aprender. E fiquei encantado.
Comer, Beber e Afins – Você acha que atuar como chef ainda é uma boa opção para quem quer escolher uma carreira?
Marinho Xavier – Sim. Mas, não em Rio Preto. Aqui está saturado. O ideal é São Paulo. Quem procura boas oportunidades deve ir para São Paulo. Lá estão os melhores restaurantes do Brasil. Em Rio Preto você não atua só como chef, tem uma lista de funções além da cozinha.

Comer,Beber e Afins – O segredo da boa cozinha é a qualidade dos alimentos?
Marinho Xavier – Sim, o cuidado com o alimento e o frescor. Aqui usamos somente filé de Angus. A qualidade e o cardápio variado conquista o cliente.
Comer, Beber e Afins – Você atua como chef numa cafeteria. Qual é o ponto forte da casa?

Marinho Xavier – Começamos como cafeteria, mas somos agora um restaurante que ainda serve café e doces, mas nosso forte são os pratos executivos no almoço.
Comer, Beber e Afins – Qual sua especialidade na cozinha?
Marinho Xavier – Sei fazer um bom filé e acompanhamentos, mas meu forte são as massas. Faço um fettuccine (ele mesmo faz a massa) que tem um sabor tão leve, que todos elogiam.

Comer, Beber e Afins – Você me disse que tem projetos novos em mente …
Marinho Xavier – Sim, eu dou cursos de escultura em gelo e frutas. E pretendo abrir um café colonial que vai funcionar somente aos domingos, em Bady Bassitt, onde moro.
Nota: o nome dos locais onde o chef Marinho atua foram omitidos atendendo pedido dele.

A médica Regina Chueire e o marido Alceu, sempre recebem os amigos para degustar petiscos e vinhos.

Ela vive metida em política: já foi vereadora e participou do primeiro escalão dos dois últimos prefeitos de Rio Preto.  Agora é auxiliar do governador Geraldo Alckmin, na gestão do Hospital Lucy Montoro na região. E acaba de retornar de um tour pela Amazônia onde foi conhecer os povos da floresta. “É um lado do Brasil que a gente só vê nos livros”. A médica Regina Chueire é frequantadora assídua dos melhores points gastronômicos de Rio Preto. Adora vinhos portugueses, italianos e argentinos. Sua pizzaria preferida é a San Remo, mas informa que adora comida japonesa e um bom bacalhau. “A pizza Medicina só tem na San Remo. É muito gostosa. Foi criada por ex-alunos, hoje doutores da Famerp. Para mim o bacalhau do restaurante Farol é o melhor. Lá também se prova uma ótima Paella”, indica.

 

Vindima
São José do Rio Preto também sua fazenda produtora de vinhos: a Fazenda Amazonas, que produz o vinho Spiritualis, do casal Aline e Paulo Girardi. Eles se preparam para a 5ª vindima, época de colheita das uvas. Na Amazonas eles produzem a Cabernet Sauvignon, que origina o vinho tinto. “Após a colheita, nossa uva é imediatamente transportada (em caminhão refrigerado) para a vinificação, na EPAMIG, em Caldas, no Sul de Minas Gerais”, explica Aline. Depois do processo completo de vinificação, o vinho permanece em barris de carvalho francês em torno de 20 meses. Após esse período o vinho é engarrafado e volta para a adega na Amazonas, amadurecendo e descansando por um tempo aproximado de dois anos. A comercialização será feita somente quando o vinho estiver pronto pra beber, o que depende de vários fatores. A vindima na Amazonas está prevista para os próximos dias, quando as uvas chegarão no ponto.

Aline Girardi espera o ponto certo das uvas para a vindima 2017

 

Fettuccine ao molho carbonara de salmão e brócolis

Marinho Bispo Xavier

Ingredientes:
400 gramas molho branco
100 gramas de brócolis salteado no azeite
1 colher se sopa de manteiga
2 colheres de farinha trigo
80 gramas de salmão fresco
100 ml de creme de leite fresco
Sal a gosto
150 g de macarrão fettuccine
Modo de preparo
Leve ao fogo 200 ml de leite, misture a manteiga e a farinha de trigo até engrossar. Po último, acrescente 100 ml de creme de leite fresco. Sal e temperos a gosto. Refogue o brócolis e o salmão e acrescente ao molho. Adicione o molho no macarrão cozido e sirva.

 

Por Ellen Lima

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS